Atendimento ao Usuário


Situação das linhas

RUBIVelocidade Reduzida
DIAMANTEVelocidade Reduzida
ESMERALDAVelocidade Reduzida
TURQUESAVelocidade Reduzida
CORALVelocidade Reduzida
SAFIRAVelocidade Reduzida
JADEOperação Normal
Última Atualização: 23/09/2018 15:24


Central de relacionamento

Informações sobre os serviços da CPTM:

Ligue gratuitamente. 0800 055 0121 Entre em contato Entre em contato

O Serviço de Atendimento ao Usuário é responsável por acolher, cadastrar, tratar e responder às manifestações dos usuários da CPTM através de vários canais de relacionamento.

Fale com a CPTM, sua participação nos ajuda a melhorar continuamente a prestação de serviços.

Achados e Perdidos

Central de Achados e Perdidos da CPTM
Estação Palmeiras - Barra Funda. Linhas: 7 Rubi, 8 Diamante.

Documentos e objetos encontrados em trens, plataformas e estações podem ser encontrados ou entregues no Posto de Achados e Perdidos.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h (exceto feriados).

Para mais informações entre em contato com a Central de atendimento.


Aten​dimento a estudantes e a projetos culturais​

Interessados em desenvol​ver trabalho acadêmico ou cultural com foco na CPTM deverão enviar solicitação por e-mail.

A solicitação deverá conter tema e descrição do projeto. Caso e​​nvolva a captação de imagens ou som, será necessário enviar roteiro.​

O atendimento a estudantes será realizado mediante carta ofício da entidade de ensino anexada ao e-mail.

As solicitações aprovadas serão atendidas às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h ou das 13h às 15h

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Para realizar fotografia, gravação de imagens ou visitas técnicas, entre em contato.


Entre em cont​​ato co​​m o Mar​keting​
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Comunicado de ocorrências Clique para saber mais

Não existem informativos de ocorrências na circulação de trens para Domingo, 23 de Setembro de 2018

Linha Trecho Afetado Data Circulação +

Programação de Alterações

Consulta de alterações de funcionamento dos trens.

Ouvidoria

A comunicação direta com o cidadão-usuário é uma preocupação permanente da CPTM.

A Ouvidoria é acionada em segunda instância, quando o cidadão-usuário não se satisfaz com a solução que lhe foi apresentada pelos Canais de Atendimento.

É um serviço oferecido aos usuários como instrumento para o fortalecimento da cidadania, para receber sugestões, críticas, denúncias, elogios e também esclarecer dúvidas.

Sua principal meta é viabilizar soluções para as demandas entre as relações. Neste sentido deve estabelecer canais de comunicação de maneira a facilitar o acesso dos interessados procurando agilizar as informações com transparência, integridade e respeito.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 10h às 16h, pelos seguintes meios:

Envie sua manifestação
  • Atendimento: (11) 3117-7094
  • Fax: (11) 3117-7448

Serviço de informação ao cidadão (SIC)

Acesso à Informação - Lei 12.527

Neste espaço, você pode encontrar, de forma facilitada, informações publicadas sobre a gestão e as atividades da CPTM, conforme previsto na Lei Federal 12.527/11, regulamentada pelo Decreto 58.052/12. Saiba mais sobre:

Organograma Prestação de contas - Gestão de Contratos em Publicidade Classificação de documentos e acessos Tabela de cargos e salários Tabela de funcionários, cargos e salários Manutenção Operação Atas

Caso não encontre algum dado do seu interesse, entre em contato com o SIC - CPTM.

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC - CPTM)

  • Formulário Eletrônico:
    Para que a sua solicitação seja respondida, é necessária a identificação.
    Acesse aqui o Formulário Eletrônico.
  • Pessoalmente:
    Rua Boa Vista, 162, 5 andar - São paulo-SP
    De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h (exceto feriados).
  • Carta:
    Serviço de Informação ao Cidadão SIC - CPTM
    Rua Boa Vista, 162, 5 andar
    CEP: 01014-001 São Paulo - SP

Canal de Denúncias

Premissas

  • As denúncias devem, sempre que possível, conter elementos suficientes para permitir a apuração dos fatos relatados.
  • Sendo a denúncia identificada ou não, o ANONIMATO É GARANTIDO.
  • Denúncias anônimas serão apuradas, desde que contenham dados e informações suficientes que permitam uma adequada averiguação.
  • Estão assegurados os diretos do remetente e das pessoas citadas, sendo vedado qualquer tipo de retaliação àqueles que utilizarem o Canal de Denúncias.
  • Essa ferramenta deverá ser utilizada de forma consciente para credibilidade do processo.

Qualquer pessoa que identificar ou suspeitar da existência de irregularidades, deve comunicar o fato por meio do formulário eletrônico do Canal de Denúncias. Acesse esse canal pra prosseguir.

Para registrar uma reclamação, solicitação, sugestão ou elogio, por gentileza, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU.

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​WHATSAPP CPTM

Os usuários contam também com o Whatsapp, a mídia mais utilizada pelos brasileiros, para enviar informações à CPTM. 

O número 99767-7030 está disponível 24h para receber mensagens, vídeos e fotos com assuntos referentes ao sistema ferroviário. 

As denúncias de irregularidades no sistema são encaminhadas às áreas responsáveis para providências.​

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SMS DENÚNCIA

Icone do SMS Denuncia 97150.4949

UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DIRETA DO USUÁRIO COM A CENTRAL DE MONITORAMENTO DA SEGURANÇA (CMS).

Desde novembro de 2008 funciona, na CPTM, a iniciativa pioneira denominada SMS-DENÚNCIA. O usuário que presenciar qualquer tipo de ​​irregularidade ou delito nos trens, estações e outras dependências da CPTM pode denunciar o fato diretamente à Central de Monitoramento da Segurança, por intermédio de mensagem enviada por telefone celular (SMS). O serviço, que garante o anonimato do denunciante e mais agilidade na denúncia, funciona 24h por dia pelo telefone 97150 4949.



O objetivo principal do programa foi a criação do canal de comunicação direta para usuário, estimulando-o a colaborar com a empresa no esforço de combate aos delitos e infrações como: comércio ambulante, pedintes, comportamentos inconvenientes, consumo e porte de entorpecente, vandalismo ao patrimônio público entre outros. O usuário-colaborador deve descrever a infração cometida, as características do infrator, a linha, o número do carro e a próxima estação. A mensagem enviada via celular será recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que irá acionar os agentes mais próximos do local para ação imediata.

Além de poder enviar o SMS em qualquer hora do dia e da noite, o usuário tem ainda à disposição o telefone 0800 055 0121, do Serviço de Atendimento ao Usuário. Todas as denúncias recebidas por esse telefone são encaminhadas imediatamente à Segurança da Companhia.

A correção das informações e a oportunidade da mensagem são elementos fundamentais para o sucesso das intervenções das equipes de segurança.

​REDES SOCIAIS CPTM