Acessibilidade​​​​​

A CPTM trabalha para adequar suas dependências às normas vigentes
de acessibilidade.​​​​

​​acessibilidade.jpg

 Todos os empregados das estações estão habilitados para auxiliar pessoas com restrição de mobilidade durante o ​deslocamento nas suas dependências.​

​A CPTM trabalha para adequar suas dependências às normas vigentes de acessibilidade. Das 92 estações, 55 já possuem condições de acesso às pessoas com deficiência ou restriç​ão de mobilidade. 

Algumas estações estão em fase de obras, outras em fase de projetos, de forma que, até 2020, todas as estações estejam adequadas, contando com os itens de acessibilidade normativos. Além disso, as novas estações em fase de construção já incorporaram em seus projetos os requisitos do Desenho Universal.

Para conferir os recursos de acessibilidade de cada estação, acesse a página de Linhas CPTM e clique na estação que desejar, diretamente no mapa.

As novas estações vão dispor de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e itens de acessibilidade, como elevadores, rampas, corrimãos, pisos e rotas táteis, mapas em braile, além de assentos na plataforma, banheiros públicos comuns e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. 

Desde 31/12/2016 foram entregues as adequações de acessibilidade nas estações Antônio João, Jundiapeba e Jundiaí, que passam a oferecer uma rota acessível para uso de pessoas com deficiência e/ou com restrição de mobilidade. O mesmo aconteceu em 30/06/2017 com as estações Baltazar Fidelis e Quitaúna​.

 

CPTM disponibiliza vans para usuários cadeirantes nas estações Jardim Belval, Jardim Silveira e Guapituba

Os usuários cadeirantes e com dificuldade de locomoção das estações Jardim Belval e Jardim Silveira, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e da estação Guapituba, na Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), que forem embarcar nos trens, contam com uma van que os levam gratuitamente para a estação mais próxima com acessibilidade.
O serviço de transfer teve início no dia 1º de janeiro de 2018 e funcionará até a conclusão das obras de acessibilidade das três estações, como previsto no TAC – Termo de Acordo realizado com o Ministério Público para adequação das estações. O horário é o mesmo da operação comercial da CPTM, das 4h à meia-noite, diariamente.


 

​ 

​​VEJA TAMBÉM
 
GUIA
DE ACESSIBILIDADE NOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
 
​​
 
Tac luz
compromisso de ajustamento de conduta
 
 
Tac ESTAÇÃO 
EST​​UDANTES

compromisso de ajustamento de conduta
 
​​Imagem da estação Domingos de Moraes
Estação Domingos de Moraes
Imagem da estação Calmon Viana
Estação Calmon Viana
Imagem da estação Julio Prestes
Estação Carapicuíba
Imagem da estação Itapevi
Estação Itapevi​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​