Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 12/03/2020 13:41:29

 
I° Encontro de Ferroviárias discute valorização das mulheres e homenageia colaboradoras 

 Em evento realizado na Sala São Paulo, CPTM assinou parceria com Instituto Avon para o Programa “Em Movimento por Elas”

Mais de 500 colaboradoras participaram do I Encontro de Ferroviárias, realizado na Sala São Paulo na última terça-feira (10/03), em comemoração ao mês das mulheres e ao lançamento do Programa da CPTM "Em Movimento por Elas", uma rede de proteção permanente para passageiras e colaboradoras.

Confira o resumo do evento no vídeo abaixo: 


Depois que a Orquestra Paulistana de Viola Caipira tocou o hino nacional, o presidente da CPTM, Pedro Moro, abriu o evento falando sobre a importância do respeito e valorização das mulheres, atitudes que aprendeu desde criança com a família. Ele explicou porque foi criado o novo programa. "A CPTM foi a primeira empresa de transporte público a realizar uma pesquisa somente com o público feminino, que foi a base do programa, e já estamos fazendo a terceira edição neste mês. Analisando os dados operacionais da Segurança, fundamentais para traçar novas estratégias de combate ao assédio sexual nos trens e estações, surgiu a ideia do “Espaço Acolher” para oferecer um atendimento mais humanizado às vítimas. Nesta semana, serão inauguradas oito salas e nossa meta é atingir 30 até o final deste ano. Para o sucesso, contaremos com o apoio do Instituto Avon que irá compartilhar o seu conhecimento, treinando os nossos colaboradores. Com uma gestão participativa, podemos muito, podemos mais! ”    


Pedro agradeceu a presença das mulheres que compuseram a "plateia mais bonita da Sala São Paulo" e os apoiadores do programa presentes: Paulo Galli, secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, Paulo Dimas, secretário de Justiça de São Paulo, e Caio Luz, subprefeito do Ipiranga. Além das convidadas que apresentaram o painel "A importância da Mulher na sociedade" Também agradeceu ao secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, pela cessão do espaço.

Depois, o presidente, ao lado da Diretora Administrava e Financeira da CPTM, Felissa Sousa Alarcon, assinou o termo de cooperação com o Instituto Avon, com sua diretora-executiva, Daniela Grelin. O Instituto Avon vai treinar equipes de estação e segurança sobre violência contra mulheres e meninas, realizar workshop para colaboradores sobre o papel dos homens no enfrentamento à essas violências, criar nova campanha contra assédio sexual nos trens e estações, entre outras ações. 

Bia Doria, primeira-dama do governo do Estado de São Paulo e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, abriu o painel “A importância da Mulher na sociedade” dando os parabéns a todas as ferroviárias. "Eu fiquei surpresa e feliz com o número de mulheres que tem na CPTM, uma empresa muito identificada com o trabalho masculino. Espero que vocês avancem ainda mais!"

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, foi a primeira a falar sobre o papel das mulheres na sociedade. Ela contou que pesquisas internacionais mostram que organizações com mais mulheres, incluindo na composição de conselhos, têm desempenho melhor. "Ainda há muito espaço para as mulheres crescerem na administração pública".  

Em seguida, Felissa disse que, como primeira diretora da CPTM, está muito emocionada por representar as ferroviárias. "Quero agradecer a todas as mulheres que trabalham diretamente comigo porque nós fazemos muito, mas podemos fazer mais e melhor se tivermos apoio dos gestores, como é na CPTM.” 

Já Margarete Gonçalves Pedroso, procuradora do Estado de São Paulo e Conselheira Estadual da Condição Feminina, falou sobre a necessidade de combater o assédio sexual e o feminicídio, principais impedimentos para a mulher ocupar posições de poder. "Quando a CPTM mostra a preocupação com a mulher no ambiente de trabalho já é motivo para comemorar. Muito bom a Companhia ter um canal de denúncia seguro para suas colaboradoras. Com segurança, estaremos onde quisermos."

A Delegada Rose, que foi titular da primeira delegacia da Mulher de São Paulo, implantada em 1985, contou das dificuldades que enfrentou na época e disse que, com muita luta, os obstáculos foram vencidos. "Acreditem em vocês! Lembrem-se que são inteligentes e corajosas!"

Finalizando, Daniela Grelin, do Instituto Avon, disse que é uma honra participar do programa da CPTM, empresa que está determinada a exercer seu poder de comunicação com as mulheres. "O objetivo da parceria é transportar ideias e exemplos para que a mulher experimente o espaço público com dignidade."

Após as apresentações, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira animou a plateia tocando músicas caipiras e famosas. No final, contaram com a participação do Coral Feminino Casa Chiquinha Gonzaga, composto por 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa. Depois, foi a vez de as colaboradoras serem homenageadas com as suas fotos no painel da Sala São Paulo.

O presidente finalizou o I Encontro de Ferroviários agradecendo a presença das colaboradoras e apresentou o Coral de Mães Ferroviárias, reforçando a “Igualdade entre todas e um mundo sem julgamentos”. 

A colaboradora Érica Alves Chaves da Costa, que atua na Estação Tatuapé, foi com as colegas de trabalho ao evento e conta que nunca tinha participado de uma confraternização assim. “Foi emocionante. Nós nos sentimos valorizadas. Que esse encontro aconteça todos os anos. ”  
Pedro assinando-Avon-editada.jpg
Presidente da Companhia, Pedro Moro, assina contrato de parceria entre CPTM e Instituto Avon 
Tags