Voltar para Notícias Eventos | 21/02/2017 14:52:01

9ª Campanha de conscientização sobre HIV eDST's será realizada na Estação de Ferraz de Vasconcelos

Na sexta-feira de carnaval, dia 24 de fevereiro, das 16h às 23h, acontece na Estação Ferraz de Vasconcelos, Linha 11-Coral, a 9ª Campanha “Fique Sabendo”, que tem por objetivo incentivar os usuários a realizar o teste anti-HIV, Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode fazer o exame.

A iniciativa faz parte do projeto “Fique Sabendo”, ação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), com o apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A campanha será realizada na área livre da Estação Ferraz de Vasconcelos, no recuo dos quiosques e linhas de bloqueio. Os profissionais da área da saúde do SAE circularão pela estação esclarecendo dúvidas sobre doenças sexuais e indicando o local aos interessados na realização do teste rápido de HIV.

É importante observar que o único instrumento de prevenção para essas doenças são preservativos e informações. Segundo o Departamento Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, mais de 730 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil. Desse total, 145 mil não têm o vírus diagnosticado.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.
A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.

A AIDS no Planeta

O primeiro caso de AIDS registrado no mundo foi no início da década de 80. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contudo, foi descrita em 1981. A primeira vítima da doença foi a médica e pesquisadora dinamarquesa Margrethe P. Rask, que faleceu em 12 de dezembro de 1977 de uma doença que a deteriorou rapidamente. Margrethe esteve na África, estudando sobre o Ebola, quando começou a apresentar diversos sintomas estranhos para a sua idade.
A autopsia do seu corpo revelou que os pulmões estavam repletos de micro-organismos, que ocasionaram um tipo de pneumonia e vieram a asfixia-la. Contudo, a pergunta que pairava era: ninguém morria em função disso, o que estaria acontecendo? Historicamente, talvez esse seja o primeiro caso descrito de morte por decorrência da AIDS.
O sistema de tratamento da AIDS brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. O governo federal oferece tratamento a todos os portadores do vírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente do estágio da doença.

Campanha Fique Sabendo
Data: 24 de fevereiro
Horário: das 16h às 23h
Local: Estação Ferraz- Linha 11-Coral- Praça da Independência, s/n- Ferraz de Vasconcellos.