Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 05/01/2017 10:39:22

​​​​Aproveite o carnaval para conhecer Paranapiacaba ou Jundiaí com o Expresso Turístico

Passagens para o fim de semana de 25 e 26 de fevereiro já estão à venda

Expresso-Turístico-Carnaval-1540X550.jpg

Quem vai ficar em casa no carnaval pode fugir da agitação e fazer um passeio diferente no final de semana. Basta escolher o roteiro: Jundiaí ou Paranapiacaba, e embarcar no Expresso Turístico da CPTM. As passagens para os dias 25 e 26 de fevereiro, sábado e domingo, estão à venda nas estações da Luz e Santo André.

Paranapiacaba-intranet.jpgParanapiacaba é o destino mais procurado entre os roteiros que o serviço oferece. Localizada no município de Santo André, a vila de arquitetura inglesa testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros.

Ainda em Paranapiacaba é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de cambuci, fruta cultivada na região e rica em vitamina C. O Expresso para a vila parte todo domingo da Estação da Luz, às 8h30.

Jundiaí-Museu-intranet.jpgJá a viagem para Jundiaí ocorre em três sábados de cada mês. Localizada a 60 quilômetros da capital paulista, a cidade reserva atrações como o Museu Ferroviário da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, as belezas naturais da Serra do Japi e os passeios pelas fazendas e vinícolas da região, onde é possível reconhecer a herança italiana nos costumes locais.

Cabe ressaltar que o bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos destinos escolhidos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

Os interessados podem obter mais informações e monitorar a abertura de novas datas pelo site, clicando aqui.

Expresso Turístico

Criado em 2009 pela CPTM e pela STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva com dois carros fabricados no Brasil na década de 1960, cedidos pela ABPF. A viagem para Jundiaí percorre a atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. O trajeto para Paranapiacaba é realizado ao longo da Linha 10-Turquesa. Ambos os percursos têm duração de aproximadamente 1h30.

O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens.

Expresso Turístico Jundiaí
Data: sábado, 25 de fevereiro
Embarque: às 8h30 na plataforma 4 da Estação da Luz
Retorno: às 16h30 na plataforma da Estação Jundiaí