Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 23/04/2019 16:46:04

 

​CPTM assina contrato de obras da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda

 

Imagem22.jpgA CPTM assinou o último contrato para expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo. O contrato do chamado Lote 2 inclui a estação Varginha, parte da via férrea, a rede aérea de energia e um pátio de manobras de trens.

O consórcio Engibrás venceu a licitação, oferecendo desconto de 12% sobre o valor previsto e vai fazer as obras por R$ 87 milhões. A CPTM aguarda autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para iniciar os trabalhos, uma vez que o dinheiro é do Governo Federal.

Em 2018, o Governo do Estado de São Paulo retomou as obras de expansão da Linha 9, que estavam paralisadas. Na Imagem12.pngépoca, o atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, estava à frente do Ministério das Cidades e autorizou a liberação dos recursos para destravar o empreendimento. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2021 com verba da União e do Estado. 

Com as obras de expansão, a Linha 9-Esmeralda vai ter mais duas estações - Mendes-Vila Natal (já em construção) e Varginha – e mais 4,5 quilômetros. O novo trecho beneficiará os moradores dos bairros Estrada dos Mendes Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A estimativa é que as novas estações tragam mais 110 mil passageiros por dia à Linha 9.

Tags