Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 19/06/2017 16:28:46

 

​​CPTM intensifica obra de estação que fará conexão com o Aeroporto de Guarulhos

 

Estação-Engenheiro-Goulart-L13---1540x550.jpg
 
​Em ritmo acelerado de construção, as obras da Estação Engenheiro Goulart, que fará a interligação das Linhas 13-Jade, que chegará até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), recebeu nesta segunda-feira (19), a visita do governador Geraldo Alckmin.

 
Visita-Governador-250x250.jpg

 

 
Acompanhado do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e do presidente da CPTM, Paulo Magalhães, o governador foi conferir como estão os trabalhos de reconstrução da Estação Engenheiro Goulart, que deverá ser entregue este ano para operação na Linha 12-Safira.  Em 2018, a estação passará a atender também a Linha 13-Jade, que segue para o Aeroporto Internacional GRU Airport. 

 

 

 
Implantação de nova linha 

 
A Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, no Município de Guarulhos, representa um investimento total do Estado da ordem de R$ 2,2 bilhões. As obras contam com recursos do Governo do Estado de São Paulo e financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e BNDES. 

 
A estimativa inicial é que 130 mil pessoas por dia sejam beneficiadas por essa nova opção de transporte mais eficiente, rápida e barata. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3,80.

 
A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). No total serão duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira. Estão sendo construídas 3 subestações, 2 cabines seccionadoras.  A nova linha faz a transposição sobre os Rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt, Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato. 

 
O horário de operação será o mesmo praticado nas demais Linhas da CPTM, das 4h à meia-noite. Todas as novas estações terão acessibilidade (elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos passageiros.

 
A integração com o sistema sobre pneus também está contemplada no projeto. A Estação Guarulhos Cecap terá um dos acessos transpondo o viário que permitirá integração com outros modais, a exemplo da Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto Guarulhos terá um acesso que também permitirá a integração com o Terminal Metropolitano de Taboão (Guarulhos). 

 
Assim, a Linha-13 representa um salto de qualidade na infraestrutura de mobilidade para os moradores dessas regiões, pois poderão se deslocar em 22 cidades do Estado por meio das linhas da CPTM, terão acesso à rede de metrô e ainda serão beneficiados com a redução do tráfego de veículos, hoje o principal meio de acesso ao Aeroporto Internacional GRU Airport.

 

 
Tags