Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 24/10/2019 20:24:54

 

CPTM lança Programa I.ON e MBI Ferroviário no Espaço Cubo​

 Conjunto de ações visa incentivar a cultura da inovação em todas as áreas

IMG_1640.JPG

Nesta quinta-feira, 24, durante o evento Mobilidade: Trends & Future, promovido pela CPTM no Espaço Cubo, na Vila Olímpia, o presidente Pedro Moro apresentou o Programa I.ON – um conjunto de ações que visa incentivar a cultura da inovação na empresa. Dentre as novidades, foi anunciada a criação do primeiro MBI (Master Business Innovation) Ferroviário para os funcionários e um prêmio de intraempreendedorismo, o Inova CPTM.

“Nosso objetivo é fomentar diálogos sobre inovação e competitividade”, disse Pedro Moro ao dar início aos painéis.IMG_1688.JPG “Esses diálogos servem não apenas para estimular as boas práticas no mercado mas também incentivar o surgimento de novas soluções alinhadas aos avanços tecnológicos”.

O evento contou com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e com público formado pelo corpo diretivo e convidados do setor de transporte e mobilidade. “A inovação tecnológica é uma diretriz muito forte do Governo do Estado”, disse o secretário. “E esse curso MBI é um estímulo aos funcionários, é preciso que as equipes se entusiasmem e pensem em novas soluções. E estar junto com o Senai, nessa busca, sem dúvida que o resultado será uma CPTM melhor e mais eficiente para os 3 milhões de passageiros transportados por dia”, disse.

IMG_1794.JPGO primeiro MBI (Master Business Innovation) do setor ferroviário, único no mundo, cujo edital será publicado nesta sexta-feira, 25, foi desenvolvido em parceria com o Senai e lançado neste evento. É um curso lato sensu, com duração de 18 meses, exclusivo para funcionários, e oferecerá 32 vagas. O professor do Senai, Ricardo Terra, que trabalhou com a CPTM nesse projeto, disse que a parceria foi muito produtiva e em breve o curso será lançado também para o mercado.

“O Pedro assumiu a presidência da CPTM por seu conjunto de capacidades técnicas, mas principalmente pela sua humildade e habilidade em derrubar muros e construir pontes”, disse o professor. “É um profissional do futuro e com ele a CPTM está se reinventando”. 

O Programa I.ON foi detalhado por José Erlan Dias Alves, chefe do Departamento de Provimento e DesenvolvimentoIMG_1858.JPG Pessoal. Esse programa segue os conceitos da indústria 4.0, a partir do melhor uso das tecnologias disponíveis e a Gestão Ágil, que se baseia na descentralização dos processos. No médio prazo, a CPTM busca uma transformação digital que aumentará a capacidade, autonomia e eficiência na gestão em todas as áreas.

Também foi lançado o Inova CPTM, um prêmio de intraempreendedorismo corporativo que busca promover e estimular a inovação aberta aplicada dentro da companhia. Ao engajar os times da empresa em um funil de inovação, gera mudança cultural e de conceitos, introduzindo novas ferramentas, metodologias e formas de trabalho. 

IMG_1904.JPG“Nossa meta é implantar totalmente o Programa I.ON até o próximo ano. Já os resultados de um programa dessa magnitude começam a surgir desde o início da sua implementação, com o engajamento e participação de todos os funcionários”, ressaltou Pedro Moro.

O gerente de Desenvolvimento Organizacional e Recursos Humanos, Ivan Moreno, encerrou o evento convocando todo o time CPTM: “precisamos de cada um de vocês engajados e tocando a rotina da empresa com a inquietação de fazer sempre melhor. É o desafio para pensar diferente, sair do lugar comum”, concluiu.

Projetos que compõem a 1ª fase do Programa I.ON: 
  • MBI Ferroviário: Programa de Especialização Latu Sensu com foco no desenvolvimento de competências para suportar a transformação digital e a cultura da inovação do negócio. Foco na Gestão 3.0, Serviço 4.0 e Tecnologias. Programa inédito no Mundo e no Brasil para o segmento ferroviário. 
  • Inova CPTM: Prêmio de IntraEmpreendedorismo Corporativo que tem por objetivo estimular a inovação aberta aplicada dentro da companhia nos mais diversos níveis, desde operacional ao administrativo. 
  • Workshop de foresight estratégico: Workshop de nivelamento sobre tendências tecnológicas, sociais e emergentes para dar clareza aos executivos da companhia dos cenários futuros e provocar o diálogo para inovação. 
  • Encontros de Tecnologia e Inovação: Os Encontros têm por objetivo promover o diálogo aberto sobre inovação e disseminar as boas práticas implementadas no setor, tanto no Brasil quanto fora. 
  • Metodologias Ágeis: Em um Mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo é necessário ter agilidade e adaptabilidade para corresponder as mudanças que cada vez mais são significativas e ocorrem em um menor espaço de tempo. As metodologias ágeis são utilizadas como ferramentas para suportar a mudança de mindset das equipes tomadoras de decisão.
Projetos que compõem a 2ª fase do Programa I.ON:
  • HackInnovation: maratona de inovação aberta que tem por objetivo estimular a geração de ideias para problemas reais da Companhia.
  • Transformação Digital: Com o objetivo de tornar a prestação de serviço cada vez mais competitiva e correspondente aos anseios dos seus clientes a CPTM, em parceria com o Senai, vêm construindo um conjunto de ações que promoverão a transformação digital do negócio.
  • Comitê de Inovação: Iniciativa da Presidência com o objetivo de promover a cultura da inovação.
Painéis
 
O evento Mobilidade: Trends & Future foi promovido pela CPTM no Espaço Cubo, a convite da VLI Logística. ContouIMG_1658.JPG
com a apresentação de painéis sobre soluções e inovações nas áreas de transporte e mobilidade das empresas Toyota, Delloite Digital, EMTU, SPTRans e VLI – Logística. Os exemplos na CPTM foram apresentados por Wilson Nagy, gerente Geral de Manutenção. De acordo com Nagy, todos os processos da manutenção foram revistos, para reduzir as ocorrências e agilizar o trabalho. Entre as soluções já implementadas pela área para melhorar a viagem dos passageiros, ele citou a instalação dos borrachões nas plataformas, que reduz o vão até o trem e aquisição de rampas para cadeirantes acessar o trem para todas as estações. 
 
Hot Site
 
Para conhecer o Programa I.ON acesse o hot site: ion.sp.gov.br
Tags