Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 10/04/2017 17:49:04

 

​Expresso Turístico ganha nova estação em Paranapiacaba

 



Nesta sexta-feira, 21, quando o Expresso Turístico fará uma viagem extra à Paranapiacaba, os turistas desembarcarão em uma nova estação, que será entregue pela Prefeitura de Santo André. O novo ponto de embarque e desembarque do Expresso passará a ser na antiga Garagem das Locomotivas, que foi totalmente restaurada. Uma outra construção, próxima à garagem, também passou por restauro e servirá como espaço de apoio aos turistas que chegam à vila.

As obras foram executadas pelo município de Santo André, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, por meio de um convênio com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros que o serviço oferece. Desde a viagem inaugural, em 2010, já levou 1,1 milhão de turistas ao local. O trajeto é realizado pela Linha 10-Turquesa. Distrito de Santo André, a vila de arquitetura inglesa testemunhou a importante fase de expansão das ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para os aventureiros, além das curiosidades sobre a ferrovia.

Ainda em Paranapiacaba é possível visitar a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Outra curiosidade para os turistas descobrirem é o original sorvete de Cambuci, fruta cultivada na região e rica em vitamina C.

Os passeios são feitos a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60. Cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), os vagões foram restaurados nas oficinas da CPTM.

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). O preço unitário da passagem para qualquer um dos três roteiros é de R$ 45 (ida e volta), exceto para embarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba, que sai por R$ 40. 

O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André. Lembrando que os descontos podem chegar até 50% na compra de quatro passagens. As passagens da CPTM contemplam somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo das cidades visitadas.  

Os interessados em obter mais informações sobre o Expresso Turístico podem monitorar as vagas e abertura de novas datas pelo site da CPTM: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario.aspx.

Bilheterias

Estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André
De segunda a domingo, das 9h às 18h​


Tags  


Notícias relacionadas

Mais notícias +