Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 29/07/2019 18:17:06

 
CPTM recebe troféu “Sr. e Sra. Cultura” 

 Prêmio homenageia apoio da CPTM às apresentações de Samba-Rock realizadas ente 2017 e 2018

trofeu dentro.jpg
A CPTM recebeu o troféu “Sr. e Sra. Cultura” em agradecimento ao apoio dado às apresentações de Samba-Rock realizadas entre 2017 e 2018. A premiação foi entregue pelos idealizadores do projeto Estação Samba-Rock, Egídio Santos Rocha, conhecido como DJ Kid Love, e Adenilson José Santana.

As apresentações de Samba-Rock foram realizadas na Estação Brás, em 2017, e na Estação Tatuapé no ano passado. Coordenado pelos DJs Cristiano e Kid Love, o evento agitou as tardes dos passageiros ao rememorar as raízes do samba-rock, com sucessos que marcaram as décadas de 1960, 1970 e 1980. 

O samba-rock surgiu entre as décadas de 1950 e 1960 na comunidade negra paulistana, que era excluída dos vários circuitos culturais. Por isso, a comunidade passou a organizar festas combinando o rock’n roll com passos do samba de gafieira. Na primeira metade da década de 1970, este ritmo era conhecido por diferentes nomes, como sambalango, swing ou rock samba. 

As festas e bailes aconteciam nas casas de família das periferias de São Paulo e misturavam códigos urbanos, passos e músicas diversas, como a bossa nova e o jazz norte-americano. Os frequentadores não podiam contratar orquestras e, por isso, acabaram inventando a figura dos discotecários, que seria o embrião dos DJs. 

O estilo samba-rock foi considerado patrimônio imaterial da cidade de São Paulo pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) em 11 de novembro de 2016. A ação teve apoio da comunidade negra e da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. 

Tags