Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 23/02/2017 19:15:09

 

​​Carnaval com segurança: estações da CPTM distribuem preservativos e oferecem exames

 

O Carnaval está chegando e os foliões precisam se preparar para se prevenir contra as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 827 mil pessoas são portadoras do vírus HIV. 

Como a prevenção é o melhor remédio contra essas doenças, três estações da CPTM estão com distribuição de preservativos e realização de exames.

A Estação Ferraz de Vasconcelos recebe nesta sexta-feira (24), das 16h às 23h, a Campanha Fique Sabendo. Organizada pela Secretária de Saúde de Ferraz, a ação realiza os testes anti-HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis e qualquer pessoa com mais de 12 anos pode fazer o exame.

A Estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda, recebe nesta sexta-feira (24), das 10h às 14h, a ação “Carnaval e folia: prevenção todo dia”, promovido pela Ceprocig (Centro de Promoção e Resgate a Cidadania do Grajaú) que distribuirá mais de 20 mil preservativos, 300 kits com gel lubrificante e 300 preservativos femininos. 

A Estação Itaquaquecetuba, na Linha 12-Safira, distribuirá gratuitamente os preservativos durante todo o funcionamento da estação. A iniciativa faz parte do Projeto Mulheres contra a AIDS e permanece no local até o dia 13/03, quando vai para a Estação Engenheiro Manoel Feio.

Sobre as IST’s

As infecções sexualmente transmissí¬veis (IST’s) são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que são transmitidos, principalmente, através de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada. Geralmente, a manifestação se dá por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas IST’s podem não apresentar sintomas. No entanto, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, essas doenças podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até mesmo à morte.

Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das IST’s, em especial do ví¬rus da Aids, o HIV. O tratamento das IST’s melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas enfermidades.

(Fonte: Grupo de Incentivo à Vida  http://giv.org.br/DST/O-Que-são-DST/index.html)


Serviço
Distribuição de preservativos e realização de exames
Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral
Dia: 24/02, sexta-feira, das 16h às 23h

Estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda
Dia: 24/02, sexta-feira, das 10h às 14h

Estação Itaquaquecetuba, na Linha 12-Safira
Até 13/03, durante a operação comercial
Tags