Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 10/04/2018 13:30:18

 

​​Coletivo Estopô Balaio volta a encenar peça teatral nas linhas da CPTM

 Histórias encenadas nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral narram as aventuras de migrantes que vieram para São Paulo

estopo balaio.jpg

Crédito: André Cherri

Na próxima quinta-feira, dia 12/4, o coletivo Estopo Balaio abre a temporada 2018 do projeto “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”, que apresenta dois espetáculos inspirados nas histórias de passageiros da própria CPTM: “A Vida Adulta, a Mulher” e “A Velhice, o Artista”. 

No total, serão quatro apresentações. “A Vida Adulta, a Mulher”, que tem como cenário a Linha 11-Coral (Luz – Estudantes), será encenada quinta (12) e sexta (13), às 14h. Na próxima semana, será a vez da Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) servir de palco para a montagem “A Velhice, o Artista”. As sessões serão na quinta (19) e sexta (20), no mesmo horário.

“A vida adulta, a mulher” conta a história da pernambucana Janaína, que durante a infância sofreu diversos abusos e aos 15 anos foi obrigada a se casar. Por 18 anos, a jovem conviveu com o marido que a agredia fisicamente e chegou até a ser hospitalizada. Com o incentivo dos filhos, Janaína se libertou do relacionamento e veio para São Paulo, onde mora há seis anos. A peça retrata um sonho que ela não pôde realizar: sua festa de 15 anos. A viagem com destino a Guaianases, é para buscar o bolo de aniversário e festejar com o público na própria estação de trem.  

“A velhice, o Artista” narra a história do Sr. Vital, que nasceu em Mariana (MG). Em 1964, ele veio tentar a sorte na capital paulista. Aqui, trabalhou em diversas metalúrgicas, no período em que o sindicalismo era bastante forte. Vital testemunhou as lutas e os desdobramentos trabalhistas da época. Mas seu sonho sempre foi tocar sanfona. A encenação mostra as dificuldades enfrentadas por ele para realizar o sonho.

Sobre o projeto: Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Muitos deles, sem saber ler e escrever, recorriam aos atores que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. 

Nesses momentos, a conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças, às vezes boas, outras ruins, mas sempre cheia de emoções. Essas histórias foram transformadas em arte e poesia pelo Coletivo Estopô Balaio, que agora devolvem os relatos em forma de peça teatral para o público inspirador.

Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o Coletivo Estopô Balaio tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste. O coletivo é vencedor do Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, entre outros prêmios.

Para participar da viagem teatral os interessados devem se inscrever pelo e-mail e chegar à Estação Brás, 30 minutos antes do espetáculo.

Serviço

Projeto “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM, 30 minutos antes da peça 
Inscrição: reservas@coletivoEstopôbalaio.com.br
Grátis para usuários do sistema

Viagens Linha 11-Coral:
Espetáculo “A vida adulta, a mulher” 
Sessões:  12/4, quinta-feira, às 14h 
                13/4, sexta-feira, às 14h

Viagens Linha 10-Turquesa: 
Espetáculo: “A velhice, o artista”
Sessões:  19/4, quinta-feira, às 14h
                20/4, sexta-feira, às 14h

Tags