Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 12/12/2017 18:37:39

 

Confira as últimas apresentações no trem das peças “A velhice” “A vida adulta, a mulher”​

 Histórias encenadas pelo grupo Estopô Balaio nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral narram as aventuras de migrantes que vieram para São Paulo

Os usuários que embarcarem nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14/12, terão a oportunidade de conferir as últimas apresentações do projeto “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”. Encenado pelo coletivo Estopô Balaio, a intervenção apresentará dois espetáculos inspirados nas histórias de passageiros da própria CPTM. As peças que estão em reta final, já foram conferidas por mais de 500 pessoas, em 12 sessões.
  
Na quarta-feira (13), na Linha 10-Turquesa, haverá apresentações às 10h e às 15h, da peça “A velhice”. A peça narra a história do Sr. Vital, que nasceu em Mariana (MG). Em 1964, ele veio tentar a sorte na capital paulista. Aqui, trabalhou em diversas metalúrgicas, no período em que o sindicalismo era bastante forte. Vital testemunhou as lutas e os desdobramentos trabalhistas da época. Mas seu sonho sempre foi tocar sanfona. A encenação mostra as dificuldades enfrentadas por ele para realizar o sonho.

Já na quinta-feira (14), às 10h e às 15h, será a vez da montagem “A vida adulta, a mulher”. A narrativa conta a história da pernambucana Janaína, que durante a infância sofreu diversos abusos e aos 15 anos foi obrigada a se casar. Por 18 anos, a jovem conviveu com o marido que a agredia fisicamente e chegou até a ser hospitalizada. Com o incentivo dos filhos, Janaína se libertou do relacionamento e veio para São Paulo, onde mora há seis anos. A peça retrata um sonho que ela não pôde realizar: sua festa de 15 anos. A viagem com destino a Guaianases, é para buscar o bolo de aniversário e festejar com o público na própria estação de trem.  

As apresentações começam no Espaço Cultural da Estação do Brás. De lá, os artistas e os usuário embarcam no trem e a montagem é encenada durante todo o trajeto. Para participar da viagem teatral os interessados devem se inscrever pelo e-mail reservas@coletivoEstopôbalaio.com.br e chegar à Estação Brás, com 30 minutos de antecedência. O grupo tem espetáculos programados até o dia 14 de dezembro.

Sobre o projeto: Durante 24 meses, os artistas do grupo teatral ouviram os relatos dos usuários que, devido à distância, sentiam falta de familiares e amigos. Muitos deles, sem saber ler e escrever, recorriam aos atores que se disponibilizavam nas estações para escrever cartas voluntariamente aos entes queridos, amenizando assim a saudade. 

Nesses momentos, a conversa se estendia além dos textos das cartas, normalmente carregada de lembranças, às vezes boas, outras ruins, mas sempre cheia de emoções. Essas histórias foram transformadas em arte e poesia pelo Coletivo Estopô Balaio, que agora devolvem os relatos em forma de peça teatral para o público inspirador.

Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafite e outras intervenções culturais, o Coletivo Estopô Balaio tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias desta comunidade da zona leste. O coletivo é vencedor do Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, entre outros prêmios.

Serviço

Projeto “Nos trilhos abertos de um leste imigrante”
Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM, 30 minutos antes da peça 
Inscrição: reservas@coletivoEstopôbalaio.com.br
Grátis para usuários do sistema

Viagens Linha 10-Turquesa: 
Espetáculo: “A velhice”
Sessões:   13/12, quarta-feira, às 10h e às 15h 

Viagens Linha 11-Coral:
Espetáculo “A vida adulta, a mulher” 
Sessões:   14/12, quinta-feira, às 10h e às 15h 
Tags