Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 21/09/2020 08:44:19

 

​Dia do Doador de Medula Óssea é lembrado pela CPTM para incentivar o ato de solidariedade

 A probabilidade de encontrar um doador compatível é de 1 a cada 100 mil

Nesta segunda-feira (21) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Medulo Óssea e o Comitê de Responsabilidade Social da CPTM vai mobilizar os canais de comunicação com os públicos interno e externo da companhia para conscientizar a respeito da importância deste tipo de doação para o tratamento de mais de 80 doenças.

De acordo com o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas). Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.

Atualmente o Estado de São Paulo concentra cerca de 44% dos doadores cadastrados na base de mais de 5.2 milhões de voluntários, é o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca seja de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado. Mesmo que pareça bastante, é sempre importante que o máximo de pessoas aptas para doação se voluntariem para os procedimentos.

Alguns funcionários da CPTM já são cadastrados no banco de dados do REDOME. O oficial de almoxarifado da Lapa Gustavo Silva Gomes conta que em outubro de 2019 realizou uma doação anônima: “No dia da doação o procedimento durou 2 horas para a coleta e 1 hora para medicação, todo o tempo você é muito bem auxiliado por ótimos profissionais.

Já o maquinista Thiago Alves Teixeira afirma que é doador de sangue há algum tempo e em uma das coletas foi questionado se não gostaria de ser doar de medula também:  “Optei por ser um doador também de medula, é um procedimento simples. 


Sobre o transplante
O REDOME informa que o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula. As células-tronco hematopoéticas também circulam no sangue periférico (caso estimuladas com medicamento fator de crescimento), podendo ser coletadas por aférese, e no sangue do cordão umbilical, quando são coletadas após o nascimento do bebê. Por isso, o termo “transplante de medula óssea” tem sido substituído por “transplante de células-tronco hematopoéticas” para estes procedimentos. 

Sobre o REDOME
O REDOME reúne informações como nome, endereço, resultados de exames, características genéticas de voluntários a doação de medula para pacientes que precisam do transplante. Um sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados no REDOME com as dos pacientes que precisam do transplante. Quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para efetivar a doação. 

Para mais informações sobre o assunto e para se cadastrar em um banco de dados para doadores, acesse http://redome.inca.gov.br/medula-ossea/o-que-e-o-transplante-de-medula-ossea/


Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.



Tags