Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 31/03/2017 18:25:45

 

​​Estação Barra Funda da CPTM recebe mostra fotográfica “Autismo – Tão longe, Tão perto” 

  Imagens de crianças e adolescentes autistas trazem informações sobre a doença

Banner-Autismo-1540x550.jpg 

Celebrado em dois de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para despertar a atenção do público, nesse sábado (1º) será aberta a mostra fotográfica “Autismo – Tão longe, Tão perto”, que ficará em cartaz durante todo o mês de abril na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM. Um recital de violino marcará a abertura do evento, a partir das 14h. 

A mostra retrata crianças e jovens autistas clicados por diversos fotógrafos voluntários, entre eles, Nicolas Brito Sales, que também é autista. Além das fotos impressas em banners, outro destaque é um grande painel com as imagens em forma de mosaico. A ideia é sensibilizar o olhar das pessoas para o fato de que o autismo não está na aparência física, mas no comportamento e nas interações sociais.   

“Autismo – Tão longe Tão perto vem para nos mostrar que são muitas as pessoas dentro do espectro, por isso tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe já que muitos não conhecem o autismo e a falta de conhecimento pode deixá-los ainda mais distantes de nós”, explica Amanda Marchioreto que divide a curadoria da mostra com Adriana Moral.  

O TEA pode causar severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida. Só no Brasil, mais de dois milhões foram diagnosticados com o distúrbio

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, visando alertar a sociedade sobre a doença e combater o preconceito. 
No mundo, a incidência do TEA em crianças é maior do que a soma dos casos de AIDS, Câncer e Diabetes juntos.  Desde então, nesta data, para chamar a atenção da sociedade a respeito do autismo vários pontos importantes como o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), o Empire State Building (Nova York) e a Torre Eiffel (Paris) são iluminados de azul, cor escolhida como símbolo porque o autismo é mais comum em meninos do que em meninas.

Serviço

Exposição: “Autismo – Tão longe, Tão perto”
Abertura: sábado, 1º de abril, às 14h
Apresentação de violino: das 14h às 14h30, no sábado
Até 02/05/17, diariamente, das 4h à meia-noite
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Grátis para usuários
Tags