Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 10/07/2017 18:52:08

 

​Estação Ferraz de Vasconcelos terá teste de hepatite

  Ação faz parte da Campanha Julho Amarelo

Julho-Amarelo-1540x550.jpg

No mês em que se realiza a campanha Julho Amarelo, a Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, terá testes rápidos de triagem para as hepatites B e C. Nesta sexta-feira (14/7), das 17h às 22h, os usuários que passarem pelo local poderão realizar gratuitamente o exame para identificar os dois tipos de hepatites.

Realizados em questão de minutos, os testes serão aplicados por uma equipe do SAE (Serviço de Assistência Especializada), que dará auxílio tanto na detecção da doença, quanto nos procedimentos necessários nos casos de confirmação do diagnóstico.

As hepatites causam a inflamação do fígado por meio de vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados entre outros.

Grave problema de saúde pública no mundo, as hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. Há, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia.

Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite, sem potencial para formas crônicas. Nestes casos, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Já as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas de infecção quanto crônicas.

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Por isso, é importante ir ao médico para a detecção precoce, já que doenças crônicas causam danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

Mês da luta contra as hepatites virais, o Julho Amarelo foi instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em maio de 2010. Na ocasião, o 28 de julho foi escolhido para ser o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Parcerias
A CPTM cede o espaço em suas estações, por onde circulam quase três milhões de pessoas diariamente, para a realização de atividades sociais e culturais, tais como: ações de saúde, serviços de utilidade pública, exposições, apresentações musicais e performances artísticas, entre outros.

Serviço:
Testes rápidos de hepatite B e C
Local: Estação Ferraz de Vasconcelos
Data: sexta-feira (14/7), das 17h às 22h
Grátis

Tags