Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 06/09/2017 12:49:23

 

​​​Estação Pinheiros recebe oficina de arte reciclável até dia 17

 Monitores ensinam usuários a fazer peixes com materiais descartados indevidamente no Rio Pinheiros


Quem passar o feriado da Independência na capital poderá aproveitar para participar da oficina de reciclagem “Peixaria”, idealizada pelo artista visual Eduardo Srur, na Estação Pinheiros da CPTM. 

A oficina reúne balcões de peixaria com a presença de monitores e educadores que promoverão ações interativas direcionadas ao público. A atividade cultural funcionará diariamente, das 10h às 17h. Os usuários poderão criar objetos que remetam a espécies de peixes com variados materiais. 

A intervenção do “Pintado”
No trecho do Rio Pinheiros entre o Shopping Cidade Jardim, a estação Berrini da CPTM e a ponte Estaiada, é possível conhecer outra obra do artista Eduardo Srur: o peixe gigante “Pintado”. Com mais de 30 metros de comprimento e 7 metros de altura, ele se descoloca sobre uma plataforma de flutuação ecológica, desenvolvida especialmente para sua navegação, até o dia 17.

Para Srur, o conceito da exposição visa provocar a sociedade para um movimento de recuperação do rio Pinheiros e sua bacia hidrográfica. "O "Pintado" é uma obra de esperança, de futuro, uma obra com as cores e formas perdidas do Pinheiros e de tantos outros rios poluídos no planeta. Quero que as pessoas, principalmente as futuras gerações, saibam que alguém teve a coragem de pescar neste rio contaminado. E que isso sirva de inspiração."

Sobre o artista
Eduardo Srur nasceu em 1974, em São Paulo, onde vive e trabalha. Começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas, entre elas "Caiaques" no rio Pinheiros, em 2006, quando instalou 150 caiaques tripulados por manequins. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas. 

A cidade é o seu laboratório de pesquisa para a prática de experiências artísticas. O conjunto de trabalhos de Srur é uma crítica conceitual que desperta a consciência e o olhar para uma nova estética e o entendimento das artes visuais. Realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suíça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha. Mais informações no site: http://www.eduardosrur.com.br


SERVIÇO:

Oficina “Peixaria”
De: diariamente, até 17/09
Horário: das 10h às 17h   
Local: Estação Pinheiros (2ª andar, área paga)
Grátis para usuários

Tags