Notícias

Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 04/07/2017 13:50:48

 

​​Expresso Leste recebe novo trem​

 Os monitores instalados neste trem exibem gravuras do artista francês Debret

Entrega-Trem-119-150x550.jpg

O serviço Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases), recebeu o 14º trem novo nesta terça-feira (4/7). Equipada com os itens mais modernos de tecnologia e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a composição faz parte das 65 unidades adquiridas pela CPTM.
 
Esse é o terceiro trem novo incorporado à frota do Expresso Leste, serviço que começou em 2000 e hoje transporta cerca de 500 mil usuários por dia. A Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) já recebeu 11 unidades, iniciando o processo de padronização da frota desta linha.  Os demais trens serão distribuídos nas linhas de acordo com a necessidade operacional.

 
A nova composição traz uma novidade: os monitores instalados no interior deste trem exibem gravuras do artista francês Jean-Baptiste Debret, pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX.  São 30 imagens produzidas entre 1816 e 1831, com cenas do cotidiano e das manifestações culturais da época. 

 
As gravuras integram a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”, que está em cartaz na Estação da Luz e celebra o jubileu de prata da Companhia. Resultado de uma parceria com o Acervo dos Palácios do Governo e com apoio da Imprensa Oficial e do Metrô, a mostra reúne cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. 

 
Com curadoria de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, a exposição “Debret e os 25 anos da CPTM” ficará na Estação da Luz da CPTM até o dia 8 de julho, quando será transferida para o mezanino da Estação Luz do Metrô, onde permanecerá até 31 de julho.
Tags