Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 26/09/2019 10:25:16

 
Estação da Luz recebe mostra fotográfica do Projeto Circulador

 Público pode conferir imagens em tamanho expandido, realizadas pelo fotógrafo Alberto Rocha ao longo do processo de pesquisa do livro Redes Culturais na CPLP

circulador2_rotativo.jpg

A Estação da Luz foi palco do lançamento da primeira publicação do projeto Circulador, no dia 28 de setembro. Trata-se do livro Redes Culturais na CPLP, que reúne o perfil de oito artistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Baseados atualmente na capital paulista, eles trabalham com Música, Teatro, Dança, Poesia e Artes Visuais. A distribuição do livro foi gratuita na data de lançamento, com o objetivo de expandir e ativar seu conteúdo.

4.jpgNa ocasião, também foi aberta a exposição de fotografias em tamanho expandido, realizadas pelo fotógrafo Alberto Rocha ao longo do processo de pesquisa. A mostra fotográfica ficará em cartaz no saguão da Estação da Luz até o dia 28 de outubro, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e com a CPTM, que abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Por meio de conversas sobre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e o Brasil, a publicação expõe as práticas profissionais desses artistas e suas trajetórias na maior cidade de língua portuguesa do mundo e as possibilidades e potencialidades de uma maior integração cultural e econômica desta comunidade internacional. 

Realizado com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com o apoio institucional da CPLP, o livro traz um diagnóstico propositivo sobre as políticas culturais deste universo, através da reflexão e experiência real de artistas de diferentes setores das artes e seus percursos profissionais. A obra será distribuída estrategicamente para diversas instituições educacionais, culturais e governamentais nos países da comunidade.3.jpg

CIRCULADOR
O Circulador é uma plataforma itinerante de pesquisa criada em 2017 com o objetivo de conectar a comunidade criativa dos países de língua oficial portuguesa e sua produção mais contemporânea. Ao promover diálogos e abrir novas possibilidades para a cooperação cultural, a plataforma busca criar um canal de apoio, visibilidade, discussão e distribuição da produção artística emergente desta comunidade, além de favorecer o intercâmbio cultural entre sua juventude.

Defendendo uma maior integração deste espaço complexo e atuando em diferentes frentes, o projeto procura estimular capacidades econômicas e culturais que desafiem a exclusividade do eixo Norte-Sul, articulando os principais centros urbanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

Serviço:

Exposição fotográfica - Projeto Circulador 
Local: Saguão da Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral)
Data: de 26/9 a 28/10
Grátis  
Tags