Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 13/06/2019 14:39:52

​Metrô e CPTM tem operação especial durante a Copa América de Futebol

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) uniu esforços para atender ao público que vai assistir aos jogos da Copa América de Futebol. Em São Paulo, o evento será sediado no Estádio do Morumbi e na Arena Corinthians. Os torcedores contarão com o Expresso Copa América, da CPTM, criado especialmente para os dias de evento, além do reforço do quadro de funcionários de atendimento e agentes de segurança em todas as estações, principalmente nas que possuem conexão entre linhas.

A partida entre Brasil e Bolívia, que abre a Copa América, acontecerá no Estádio do Morumbi, nesta sexta-feira (14), às 21h30. Para viabilizar o retorno do público, a STM ampliou o funcionamento do Metrô e da CPTM exclusivamente para essa partida. A estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) ficará aberta até 1h da madrugada de sexta para sábado para o embarque dos torcedores. Com exceção da Linha 15-Prata (monotrilho), estarão garantidas as integrações com todas as outras linhas de trem e metrô. Fora a Estação São Paulo-Morumbi, todas as estações fecham normalmente à meia-noite para embarque, mas continuam recebendo o fluxo de passageiros em trânsito no sistema.

A estratégia envolve também o aumento da frota de trens na Linha 4-Amarela para garantir um intervalo de 3 minutos entre as composições na saída do jogo. Na CPTM, a estação Pinheiros terá reforço de funcionários e a Linha 9-Esmeralda, trens reserva para reforçar o serviço, em caso de aumento do volume de passageiros. O reforço no funcionamento do sistema será repetido nos outros dois jogos no Morumbi, nos dias 17 e 19/06.

Para os jogos em Itaquera, nos dias 22 e 28/06 e 06/07, a alternativa mais rápida para chegar ao estádio será o serviço Expresso Copa da CPTM que vai realizar viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera em 19 minutos. O embarque será na plataforma 5 da Estação da Luz. Em cada jogo serão três viagens do expresso, de 30 em 30 minutos, a partir de 2h antes dos jogos.

Para quem utilizar o metrô, é recomendada a chegada ao setor Oeste do estádio por meio da estação Artur Alvim. Já a Estação Corinthians-Itaquera deve ser usada por quem vai ao setor Leste. Esta última vai contar com um módulo adicional para a venda de bilhetes de embarque.

O conjunto de ações integradas da STM envolve também o reforço na fiscalização dos ônibus intermunicipais que será feito pela EMTU.

A operação especial para atender aos dois estádios vai contar também com um trem ambulância, equipado pelo Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) da Secretaria da Saúde, preparado para atender emergências. É uma estratégia preventiva para a necessidade de socorro em massa.

Recomendações:
Para evitar filas na ida e na volta, é recomendada a compra antecipada dos bilhetes de acesso ao metrô ou CPTM. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento da CPTM, pelo 0800-0550121, que atende 24h, do Metrô, pelo 0800-7707722, diariamente das 5h00 à meia-noite e da ViaQuatro - operadora da Linha 4-Amarela -, através do 0800-7707100, de segunda à sexta das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 18h.