Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 25/05/2017 13:31:47

 

​Mostra com reproduções do pintor Debret comemora os 25 anos da CPTM​

 Estação do Brás recebe exposição itinerante, que depois segue para a Luz

Em comemoração aos 25 anos da CPTM, completados em 28 de maio, a Estação Brás recebe a partir desta sexta-feira (26/05) exposição com 30 gravuras de reproduções em tamanho real de Jean Baptiste Debret, o pintor que melhor retratou a sociedade brasileira do início do século XIX, em tempos em que não existia a fotografia.
 
10-ponte-sta-ifigênia.jpgA mostra é resultado de uma parceria da Companhia com o Acervo do Palácio do Governo, com apoio da Imprensa Oficial e Metrô. Foram reunidas cópias de gravuras da Coleção Castro Maya, uma das maiores de Debret existentes no Brasil. A Curadoria é de Ana Cristina Carvalho, diretora-curadora dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.
 
Os trabalhos do pintor francês, trazido ao Brasil em missão da Corte Portuguesa, poderão ser apreciados no Espaço Cultural da Estação Brás (área paga) até o dia 26 de junho. Depois, a exposição seguirá para a Estação da Luz, onde ficará disponível para visitação entre 28 de junho e 28 de julho.
 
Jean-Baptiste Debret (1768-1848)
 
O artista foi integrante da Missão Artística Francesa e chegou ao Brasil em 1816. Seu primeiro trabalho em terras brasileiras foi retratar o funeral da rainha Maria I e a aclamação do novo monarca, Dom João VI. 
 
No Rio de Janeiro, alternou a atividade de professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes com viagens para várias cidades do país, entre elas ao Estado de São Paulo, onde retratou tipos humanos, costumes e paisagens locais. Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira do Brasil, adotada em 19 de novembro de 1889.

De volta à França, publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.
 
Sobre a coleção

17-limite-da-província.jpg
Em 1939, o empresário e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya adquiriu em Paris uma coleção de aproximadamente 600 peças, com textos, aquarelas, desenhos e gravuras, que veio a ser reunida, em meados da década de 1950, em um quarto tomo da obra histórica de Debret. Este último tomo foi adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo em 1977, do qual foram extraídas as imagens selecionadas para esta exposição, que celebra os 25 anos da CPTM.
 

Serviço
Exposição “Debret e os 25 anos da CPTM”
Data:  de 26 de maio a 26 de junho
Local: Estação Brás, que atende as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira
Horário de operação da Estação
Grátis para usuários

​​
Tags