Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 20/10/2016 12:10:25

 

Músicas nordestinas animam usuários na Estação Barra Funda da CPTM​

 

Nesta segunda-feira, dia 24, o projeto Espalha Brasa vai esquentar a tarde dos usuários que passarem pela Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, a partir das 16h30.  No repertório, vários ritmos da cultura nordestina interpretados pelos grupos “Sociais do Forró” e “Farinha do mesmo saco”.

O projeto “Espalha Brasa”

Idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, o projeto surgiu para resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da “Forroteca Espalha Brasa”, novo projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com literatura.

Ao longo dos últimos anos o Espalha Brasa já realizou ações com os nomes mais importantes do forró tradicional, como Edson Duarte e Tiziu do Araripe, Anastácia, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Trio Sabiá, dentre outros.

Nas estações da CPTM, os passageiros   têm a oportunidade de conhecer e apreciar vários ritmos nordestinos. O contagiante forró, por exemplo, é sinônimo de tradição nordestina e engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes.  

O baião é muito popular no norte e nordeste e tornou-se nacionalmente conhecido através de Luiz Gonzaga, conhecido como o “rei do baião”.  A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida.

O xaxado, ritmo que tem suas origens no sertão nordestino, remonta à marcante época do cangaço. Nascido no recôncavo baiano, o samba de roda é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos.  O frevo é um ritmo típico de Pernambuco e tornou-se popular no país por ser uma das estrelas do carnaval de Recife.

Serviço:

Projeto “Espalha Brasa” 
Estação Palmeiras-Barra Funda, no espaço próximo ao setor de Achados e Perdidos.
Data: 24 de outubro, segunda-feira, às 16h30
Atrações: grupos Sociais do Forró e Farinha do mesmo saco
Tags