Notícias

Voltar para Notícias Obras e Manutenção | 17/12/2019 12:46:10

 

​CPTM realiza ações preventivas para o período de chuvas

 Entre as ações está a construção de proteções para as salas técnicas das estações, chamadas de House ou Bangalô

Todo ano, as chuvas de Verão chegam com força no Estado de São Paulo. Para 2019/2020, a Gerência Geral de Manutenção (GOM) e a Gerência Geral de Operação (GOO) da CPTM prepararam várias ações preventivas para minimizar os impactos das chuvas na operação, garantindo viagens seguras aos passageiros. 

“Revisamos os sistemas de para-raios da rede aérea e das instalações fixas (estações e salas técnicas) e fizemos a limpeza de canaletas, drenos e galerias de águas pluviais no entorno das estações e vias. Além de capina, roçada e controle arbóreo das áreas de domínio da CPTM", explica Wilson Nagy, gerente de manutenção. 

Ele destaca ainda a construção de proteções para as salas técnicas das estações, chamadas de House ou Bangalô, onde há equipamentos sensíveis que não podem ser molhados. “Todas as equipes recebem treinamento de reciclagem de emergências específicas para a condição de chuva e alagamento”, ressalta Nagy. 

O Centro de Controle Operacional (CCO) e o Centro Integrado de Manutenção (CIM) estão recebendo informes de previsão meteorológica diretamente da Defesa Civil para acelerar o acionamento dos procedimentos operacionais. Quando necessário, a CPTM solicita acionamento de ônibus gratuito pelo PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). Foto intranet.jfif

O gerente de operação, Vagner Rodrigues, destaca que as equipes estão preparadas para dar as informações aos passageiros o mais breve possível, em casos de velocidade reduzida e alagamento. 

Na última segunda-feira (16) representantes da Diretoria de Operação e da comunicação da CPTM se reuniram com Walter Nyakas Júnior, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, a pedido do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para conhecer a Operação Verão da Defesa Civil e as previsões futuras de chuvas até o mês de abril.
Tags