Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 19/02/2020 18:29:56

 

​Estação Jandira recebe orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis

 Ação será realizada das 10h às 20h

Nesta sexta-feira (21/02), véspera de carnaval, a Estação Jandira, da Linha 8-Diamante, recebe ação de conscientização sobre as IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Profissionais da Secretaria de Saúde darão orientações para o público e indicarão os locais que realizam testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C. 

Das 10h às 20h, a ação contará com distribuição de preservativos e também haverá orientação sobre o procedimento PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e dicas de prevenção contra as hepatites virais.

O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s. Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou período de amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração do medicamento benzetacil. 

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento, da Secretaria Estadual de Saúde, e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros. O Carnaval, já está rolando na cidade de São Paulo, com os famosos bloquinhos e a festa está longe de acabar.


Serviço:

Ação de Saúde Pré-Carnaval

Data: sexta-feira (21/02)
Horário: das 10h às 20h
Local: Estação Jandira (Linha 8-Diamante)
Grátis
Tags