Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 09/10/2020 18:46:45

 

​Transportes Metropolitanos promovem ações de apoio ao Outubro Rosa

 Iniciativas para realizar o autoexame e tatuagem gratuita para quem passou por mastectomia são algumas das atividades

Foto-Tatugem.jpg

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), montaram uma programação especial para o Outubro Rosa. O objetivo é informar passageiros da CPTM, EMTU e Metrô sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, um estúdio móvel de tatuagem passará por estações para que pessoas que fizeram mastectomia, com a retirada total ou parcial da mama, possam fazer uma tatuagem gratuita no local da cicatriz.

CPTM – Os tatuadores do Tattoo Truck Tour passam esse mês pela Estação José Bonifácio, da Linha 11-Coral, e pela Ciclofaixa da Marginal Pinheiros, anexo à Linha 9-Esmeralda. Pessoas que tiveram câncer de mama podem fazer, gratuitamente, uma tatuagem, redesenhando o mamilo ou transformando a cicatriz em obra de arte. Só podem ser tatuadas cicatrizes com mais de um ano, a pessoa precisa ter mais de 18 anos de idade e não pode estar passando por quimioterapia ou radioterapia. 

Para agendar um horário, os interessados devem entrar em contato pelas redes sociais @tattootrucktour. O atendimento será feito de acordo com a ordem de procura e dentro das condições da dupla de tatuadores. É um processo artesanal cuidadoso e cada um faz de uma a duas tatuagens por dia.

Também na CPTM, a exposição “Inspiração Pink” está nas Estações Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, Grajaú, na linha 9-Esmeralda, e Tamanduateí, na linha 10-Turquesa.  A intervenção artística exibe esculturas de torsos em tamanho real, inspirados nos corpos e histórias de pacientes que enfrentaram o câncer de mama.

EMTU – O Terminal Metropolitano São Mateus recebe voluntários para orientar os passageiros sobre a importância do autocuidado. A ação é uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial São Mateus (CAPES), Associação Rosa Mulher e Escola de Enfermagem de São Mateus. Acontece no dia 21, das 9h às 11h. A ação também contará com apresentações musicais, folhetos informativos com dicas de prevenção, orientação para autoexame, encaminhamento para tratamento e distribuição de laços rosa.

Metrô –  Em conjunto com o Hospital Albert Einstein, a Estação Consolação, da Linha 2-Verde, recebe uma campanha de conscientização sobre a importância da atividade física no combate ao câncer de mama, entre os dias 13 e 18 de outubro, das 11h às 13h. Mímicos estarão presentes para o incentivo da utilização de escadas fixas de forma divertida.

ViaMobilidade e ViaQuatro – O empoderamento feminino é tema de duas mostras nas concessionárias responsáveis pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás. A mostra "Tributo ao Feminino", da artista Adriana Konrath, celebra a diversidade da mulher e as singularidades de cada uma e ficará até o fim do mês na Estação Brooklin, da Linha 5-Lilás. “Mulheres no Espelho” exibe a força das mulheres que enfrentaram o diagnóstico do câncer de mama com fotos de pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), a exposição está disponível na Estação Paulista, da Linha 4-Amarela, e Moema, da Linha 5-Lilás.
Também na Linha 4-Amarela, o projeto Estação Viva Bem pretende informar e conscientizar os passageiros sobre os cuidados básicos da saúde, realizando exames gratuitos no posto de atendimento da Estação Paulista.

Câncer de mama – Homens também têm câncer de mama, embora seja mais raro. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele. Responde por quase 30% dos casos novos de câncer em mulheres. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66,280 novos casos de câncer de mama em 2020, com quase 18 mil mortes.
A idade é um dos principais fatores de risco para a doença, sendo que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Além disso, excesso de peso, a falta de atividade física e consumo de bebida alcoólica podem contribuir para o desenvolvimento da doença.
Outubro Rosa – A campanha do Outubro Rosa provoca o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a necessidade de olhar com atenção para a saúde. É um movimento internacional de conscientização que visa também disseminar informação e encorajar as pessoas a fazerem seus exames. 

SERVIÇO:
CPTM
- Tattoo Truck Tour
Estação José Bonifácio
Linha 11-Coral
Data: 12 e 13/10 


Ciclofaixa da Marginal Pinheiros
Anexa à Linha 9-Esmeralda 
Data: 19, 20, 26 e 27/10
Agendamento pelas redes sociais (Facebook e Instagram): @tattootrucktour

- Exposição “Inspiração Pink”
Estação Palmeiras-Barra Funda - linhas 7-Rubi e 8-Diamante, 
Estação Grajaú - Linha 9-Esmeralda
Estação Tamanduateí - Linha 10-Turquesa
Data: 01 a 30/10

EMTU
- Evento: Apresentação musical e orientação sobre a prevenção do câncer de mama
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo/SP
Data: 21/10
Horário: 9h às 11h

Metrô
- Ação sobre a importância da atividade física no combate ao câncer de mama
Local: Estação Consolação – Linha 2-Verde
Data: 13 a 18 de outubro
Horário: 11h às 13h

ViaQuatro
- Exposição "Mulheres no Espelho"
Local: Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Data: 1 a 30 de outubro

- Estação Viva Bem
Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Data: de 1 a 30 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário: 7h às 19h
Local: Rua da Consolação, n°2367

ViaMobilidade
- Exposição "Tributo ao Feminino"
Local: Estação Brooklin – Linha 5-Lilás
Data: 1 a 30 de outubro

- Exposição "Mulheres no Espelho"
Local: Estação Moema – Linha 5-Lilás
Data: 1 a 30 de outubro
Tags