Notícias

Voltar para Notícias Relações Internas | 04/12/2019 18:23:08

 

​Vendedores informais realizam primeiro curso de capacitação do projeto-piloto CPTM/Sebrae

 Os participantes poderão se formalizar e atuar em espaços comerciais das estações da Companhia

Com muitas ideias e vontade de começar um novo negócio, 44 vendedores informais participaram nesta quarta (04/12) do primeiro curso de capacitação do projeto-piloto da CPTM com o Sebrae para estimular a geração de emprego formal no sistema ferroviário. Entre eles estava a auxiliar de Enfermagem Aline Fernandes, 26 anos, que aposta nas suas receitas exclusivas de pipoca para abrir um negócio na CPTM.   

Outra expectativa dos participantes é de poder trabalhar formalmente. “Acho que o curso é uma grande oportunidade de a gente se legalizar e ter um futuro melhor”, conta João Rafael Delphino, 31 anos, que já trabalhou em supermercados, como pintor e vendedor de shopping, mas é como ambulante que ganha mais.  Já Alexandre Hurtado, 29 anos, espera ter mais lucros com o comércio legal. Atualmente, ele trabalha como ajudante de padeiro e confeiteiro durante o dia e, depois, vende roupas como ambulante.  

O curso aconteceu na Estação Engenheiro Goulart da CPTM e foi ministrado pelo consultor de negócios do Sebrae Marcelo Ulliana, que tirou muitas dúvidas dos alunos sobre fluxo de caixa e como se formalizar. Na parte final, Natália Melo, gerente de Novos Negócios da CPTM, e o colaborador Leandro Moura deram orientações sobre como funciona a locação de espaços comerciais na Companhia.

Após a capacitação, os interessados poderão cadastrar-se como Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e MEI (Microempreendedor Individual), tipos mais simples de empresa que permitem ao pequeno empresário ter acesso fácil a um CNPJ, por um custo baixo e sem burocracia.

“O projeto tem o objetivo de oferecer, para quem atua como vendedor ilegal, uma oportunidade de trabalho formal ou de empreender. É uma chance deles se qualificarem e se capacitarem para ter acesso a crédito, por exemplo, ou saber gerir o seu negócio. A CPTM também vai disponibilizar espaços nas estações para que eles possam vender os seus produtos”, ressalta o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Tags