Voltar para Notícias Prestação de Serviços | 05/07/2019 17:42:34

​Viagens de metrô e trem ficam mais baratas aos finais de semana e feriados com o Bilhete Lazer

Com o cartão, que pode ser adquirido nas cabines de Bilhete Único do Metrô, cada passagem sai por R$ 3,74

São Paulo, 5 de julho de 2019. Férias escolares e feriado prolongado não precisam ser sinônimos de gastos excessivos. Dá para passear por São Paulo sem gastar muito. A dica da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) é utilizar o Bilhete Lazer (BLA). Ele garante desconto no sistema metroferroviário das 18h de sábado até a meia-noite de domingo e em feriados nacionais e estaduais de São Paulo. Uma boa forma de chegar, por exemplo, a museus, parques e centros culturais da capital.

Ao utilizar o BLA o passageiro economiza R$ 5,59 a cada dez viagens. Em vez da tarifa atual de R$ 4,30, com esse bilhete especial cada passagem sai por R$ 3,74.

O cartão pode ser adquirido por R$ 2 nas cabines de recarga de Bilhete Único distribuídas nas estações operadas pelo Metrô. É obrigatória uma carga inicial de dez viagens. Como essa tarifa custa R$ 3,74, são R$ 37,41 no total, além do valor do cartão.

As recargas seguintes também devem ser realizadas nas cabines do Bilhete Único, sempre em lotes de dez viagens. Ou seja, o cidadão pode adquirir 10, 20, 30 ou 40 passagens, por exemplo. Os créditos não têm data de validade e só podem ser usados nas linhas de trem e metrô. São sete linhas na CPTM (linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) e seis de metrô (linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata).

Para utilizar o BLA mais de uma vez é necessário estar atento ao intervalo de 30 minutos em caso de embarque em estações diferentes da mesma linha, 60 minutos se o embarque for nas mesmas linha e estação ou em estações integradas com a CPTM, ViaQuatro ou ViaMobilidade.

Para facilitar a reposição de créditos existentes no cartão em caso de roubo, furto, perda ou extravio, a STM recomenda que após a compra o cidadão cadastre seu BLA nos sites http://www.metro.sp.gov.br/e http://www.cptm.sp.gov.br/ ou pessoalmente nos postos de atendimento dos cartões Lazer e Fidelidade nas estações Sé do Metrô ou Luz da CPTM.

O posto da Sé funciona diariamente, das 6h às 22h. Em caso de dúvidas, o passageiro pode entrar em contato com a Central de Informações do Metrô pelo telefone 0800 770 7722, todos os dias, das 5h à meia-noite.

O posto da Luz funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Para obter informações complementares, os usuários podem ligar para a Central de Atendimento da CPTM no 0800 055 0121, disponível 24 horas diariamente.

Em caso de perda, furto, roubo ou extravio o cancelamento do BLA deve ser feito imediatamente pela Central de Atendimento da Prefeitura de São Paulo no número 156. O saldo existente no bilhete cancelado estará disponível para restituição após 72h. Para emitir a 2ª via, o cidadão deve comparecer aos postos da Sé ou da Luz com documento de identidade se o bilhete for cadastrado ou recibo de uma das recargas, com o número do cartão, se não tiver feito cadastro. A prefeitura cobra uma taxa para emissão da 2ª via equivalente a sete tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo. O prazo para entrega é de 72 horas.

Dicas de passeios – A STM separou algumas dicas de lugares, com entrada gratuita, que ficam próximos às linhas metroferroviárias para que o passageiro possa visitar após adquirir o BLA.

• Centro Cultural São Paulo (CCSP): rua Vergueiro, 1.000, Liberdade, próximo à estação Vergueiro da Linha 1-Azul. Mais informações no site do CCSP.
  •  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): rua Álvares Penteado, 112, Centro, próximo às estações Sé e São Bento da Linha 1-Azul. Mais informações no site do CCBB.
  • Parque da Juventude: avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, próximo à estação Carandiru da Linha 1-Azul. Mais informações na página sobre parques e reservas naturais do Estado.
  • Memorial da Resistência: largo General Osório, 66, Santa Efigênia, próximo à estação Luz das linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 11-Coral. Mais informações no site do Memorial.
  • Parque da Luz: Praça da Luz, s/nº, Luz, próximo à estação Luz das linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 11-Coral. Mais informações na página do parque.
  • Instituto Itaú Cultural: avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro da Linha 2-Verde. Mais informações no site do Itaú Cultural.
  • Parque da Água Branca: av. Francisco Matarazo, 455, Barra Funda, próximo à estação Palmeiras-Barra Funda das linhas 3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante. Mais informações na página sobre parques e reservas naturais do Estado.
  • Cinemateca Brasileira: largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, próximo à estação Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás. Mais informações no site da Cinemateca.
  • Parque do Ibirapuera: avenida IV Centenário, portão 6, próximo à estação AACD-Servidor da Linha 5-Lilás. Mais informações no site do parque.
  • Parque Estadual do Jaraguá: rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza, próximo à estação Jaraguá da Linha 7-Rubi. Mais informações na página do parque.
  • Parque Villa-Lobos: av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto dos Pinheiros, próximo à estação Villa Lobos-Jaguaré da Linha 9-Esmeralda. Mais informações na página do parque.
  • Espaço Verde Chico Mendes: av. Fernando Simonsen, 566, São José, São Caetano do Sul, próximo à estação São Caetano do Sul-Prefeito Walter Braído da Linha 10-Turquesa. Mais informações na página do espaço.
  • Parque Ecológico do Tietê: rua Guirá Acangatara, 70, próximo à estação Engenheiro Goulart das linhas 12-Safira e 13-Jade. Mais informações na página sobre parques e reservas naturais do Estado.