Sua viagem

​​

Trem Expresso Jundiaí

A apenas 60 km da capital paulista, Jundiaí e as cidades vizinhas reservam uma série de atrações. Uma delas é o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, que praticamente desenhou o mapa ferroviário do interior de São Paulo. Há também as belezas naturais da Serra do Japi com suas trilhas e caminhadas, e o Circuito das Frutas, uma viagem nas fazendas produtoras de uva, morango, caqui, figo etc no entorno da cidade. Isso sem falar da bela arquitetura local, parques e feiras de artesanato.

 

A viagem

O trajeto é realizado aos finais de semana, com partida da Estação da Luz. A viagem é feita a bordo de uma charmosa locomotiva da década de 50, totalmente reformada.

O trem segue pela estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.

Atualmente chamada Linha 7-Rubi, ela ainda conta com estações construídas pela SPR, facilmente identificadas pela arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá.

Imagem do mapa do trajeto da estação Luz até a estação Jundiai

DICAS de Turismo​

Os roteiros são opcionais, não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente às agências de turismo. Alguns roteiros tradicionalmente oferecidos:

  • Roteiro Rural (Circuito das frutas):
    Passeio nas fazendas produtoras da região

  • Roteiro Ecológico:
    Passeio na Serra do Japi

  • Roteiro Cultural:
    Passeio pelo patrimônio histórico

Caso o turista prefira fazer seu próprio roteiro, desfrutando as atrações da cidade, indicamos que visite o site da Prefeitura de Jundiaí, que possui dicas de turismo.

Imagem do Museu Ferroviário em Jundiai

Museu Ferroviário

Imagem do circuito das Frutas em Jundiai

Circuito das frutas

Imagem da Serra do Japi

Serra de Japi

​​​​​