Atendimento

Situação das linhas

AZULOperação Encerrada
VERDEOperação Encerrada
VERMELHAOperação Encerrada
AMARELAOperação Encerrada
LILÁSOperação Encerrada
RUBIOperações Encerradas
DIAMANTEOperação Encerrada
ESMERALDAOperação Encerrada
TURQUESAOperações Encerradas
CORALOperações Encerradas
SAFIRAOperações Encerradas
JADEOperações Encerradas
PRATAOperação Encerrada
Última Atualização: 05/07/2024 03:55



O que é Libras?

Libras, a Língua Brasileira de Sinais, reconhecida oficialmente pela Lei 10.436 de 2002 como meio legal de comunicação e expressão. Seu sistema linguístico é de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. Importante lembrar que Libras não é Universal, ela é a Língua Brasileira de Sinais. Cada país tem a sua própria língua de sinais. Nos Estados Unidos, por exemplo, é o ASL (American Sign Language).

                                      

Por que o atendimento em Libras é importante?

Para proporcionar um atendimento humanizado, dispensando a devida atenção às necessidades especiais de um grupo composto por milhões de pessoas, auxiliando em sua autonomia e inclusão. Além disso, ajuda a evitar falhas de comunicação.

 

Como funciona na CPTM? 

Ao clicar no botão indicado no topo e no rodapé desta página, o cidadão surdo aciona um intérprete por meio de videochamada. Ele faz a ponte entre o surdo e o atendimento da CPTM. Disponível todos os dias, 24 horas.

ilustracao_pagina.jpg