Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 28/08/2024 14:11:28

 

​CPTM e FESP realizaram seminário Diversidade e Inclusão: Estação Equidade na segunda-feira (26/08)

 A iniciativa debateu a importância do tema e as práticas adotadas pelas instituições

Na última segunda-feira (26/08), a CPTM e a FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) realizaram o Seminário Diversidade e Inclusão: próxima estação equidade com o objetivo de ampliar a conscientização para o uso de práticas inclusivas no ambiente corporativo e na sociedade, especialmente para a promoção da equidade de gênero.

 

Além de palestra com representante da CPTM, o evento contou com a presença de especialistas acadêmicos e representantes de empresas, como Vivo e Itaipu Binacional, que compartilharam suas experiências, desafios e insights sobre a implementação da Agenda de Diversidade e Inclusão, especialmente nas ações relacionadas à promoção da equidade de gênero em suas organizações.

 

Durante a abertura do evento, Cristiane de Oliveira Souza, assessora executiva de Recursos Humanos e mestre de cerimônia, reforçou a importância da inciativa para entender como aplicar as práticas de diversidade, equidade e inclusão, definindo que cada agente saiba seu papel e sua responsabilidade. Ainda na abertura, representando a presidente da CPTM, Ana Caroline de Farias Eduardo Borges, o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica Empresarial – ARE), Maicon Satiro, destacou a assinatura do convênio entre as duas instituições e importância do trabalho conjunto.

 

Para a Ângelo Del Vecchio, Diretor Geral da FESPSP, organizar o encontro debatendo o tema da diversidade e inclusão é prazeroso e causa um senso de realização. "De alguma forma, esse evento atualiza a nossa missão histórica de melhorar as condições de vida da população através do processo de desenvolvimento. E se existe um tema que espelha com bastante precisão e agudeza o nosso tempo é a diversidade e inclusão. E aqui é o ambiente de aprendizado", destaca.

 

Reflexão conceitual e iniciativas corporativas 

 

A moderadora do evento, a professora de antropologia FESPSP, Caroline Cotta de Mello Freitas, fez uma breve reflexão conceitual do tema diversidade e inclusão em suas múltiplas dimensões (idade, gênero, raça, sexualidade) no ambiente de trabalho. Segundo ela, um dos desafios atuais é que, de modo geral, as pessoas entendam que existem diferentes assimetrias. "Os marcadores sociais da diferença se entrelaçam. E para assumir um compromisso verdadeiro de transformação social e de promoção de equidade e inclusão é preciso levar todas essas dimensões em conta e entender que esses fenômenos são complexos e precisam ser enfrentados na sua total complexidade", pondera Caroline.

 

Representando a CPTM, a engenheira Selma Murakami, da ARE, apresentou a palestra Agenda ESG da CPTM: Diversidade, Equidade e Inclusão, explicando que a Jornada ESG é baseada em três pilares centrais e temas matriciais, focando nas iniciativas para promoção da equidade de gênero, tanto para o público interno, quanto para as passageiras que utilizam os serviços.

 

Dentro desse plano, a companhia realizou a Pesquisa de Voz Feminina, Jornada da Mulher, campanhas de combate ao assédio sexual nos trens e estações, Espaços Acolher e Espaço Maternidade, ações de conscientização realizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã e censo de diversidade. Além disso, colocou em prática as ações da Meta Estratégica de Diversidade e Inclusão, que prevê a criação dos grupos de afinidade e o Programa de Mentoria Afirmativa para Mulheres.

 

O representantes da Vivo (Regina Silvestre e Evandro Chagas) e da Itaipu Binacional (Jéssica Maris) contaram na sua palestra a linha do tempo das estratégias voltadas à diversidade. Em 2004, a Vivo iniciou as ações sobre diversidade, evoluindo com o passar dos anos. O principal marco ocorreu em 2017 quando a empresa lançou um programa que para garantir a auto expressão genuína das pessoas, dando liberdade de usar as vestimentas que mais representasse a sua personalidade.

 

Já Jessica Maris, Coordenadora do Comitê de Gênero, Raça e Inclusão Itaipu Binacional, explicou sobre os desafios de promover a diversidade em uma empresa com as características diversas de Política Binacional (Brasil/Paraguai). Segundo ela, as iniciativas passam por uma década de construção e avanço.

 

Compromisso

 

O evento integra a série de seminários "Transformação em Movimento", que aborda temas cruciais para o desenvolvimento sustentável e a gestão eficiente. Haverá ainda mais duas edições, uma prevista para outubro com o tema Sustentabilidade e ESG e outra para o próximo ano com a temática Gestão de Projetos Complexos.

 

Para a presidente da CPTM, Ana Caroline Borges, a iniciativa é fundamental para estabelecer de forma permanente a diversidade em suas múltiplas de dimensões, contribuindo para um ambiente de trabalho mais inovador e produtivo. "Nossa missão diária é criar um ambiente inclusivo, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. As iniciativas reforçam esse compromisso da companhia, mas também é papel de cada um de nós buscar a inclusão em todos os âmbitos da sociedade", destaca.

 

 

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 


Tags