A CPTM lançou o projeto que irá personalizar e automatizar os avisos ao público das 57 estações da companhia. A ação tem como objetivo aprimorar, atualizar e adaptar as mensagens transmitidas aos passageiros diariamente.
De acordo com o Gerente de Engenharia de Estações da CPTM, Marco Antonio Di Fraia, o novo sistema de aviso sonoro atende necessidades específicas das diversas e diferentes estações, de acordo com a localidade, número de ocorrências de segurança pública, intervalo entre trens e movimento de passageiros. “Com a automação e personalização a CPTM consegue otimizar, ainda mais, o controle da frequência e conteúdo das transmissões de maneira online. Além da flexibilidade de uso, caso a estação necessite efetuar a emissão de um aviso sonoros de forma manual, o sistema permite ao empregado fazer da forma convencional sem interferências”, ressaltou Di Fraia.
“O sistema anterior, implementado no início dos anos 2000, não atendia mais às demandas operacionais e exigia intervenção constante”, destacou Joanito Ferreira, Gerente de Estações e Serviços da CPTM.
A inovação foi desenvolvida com recursos existentes, sem contratação externa. “Fizemos adequações no sistema de sonorização, conectando-os com o novo controle centralizado na rede interna e sem custo de investimento”, diz Maitê Bonfiglioli, arquiteta e coordenadora do projeto.
Outro grande destaque foi a utilização da Inteligência Artificial (IA), que viabiliza a padronização de voz e acelera a criação dos avisos especiais.
Entre os benefícios deste novo projeto estão a redução do uso de papel para impressões, a otimização da mão de obra das estações e uma comunicação mais dinâmica e personalizada.
“A CPTM tem reforçado seu compromisso com uma comunicação eficiente, rápida e que proporciona uma experiência melhor de viagem para todos os passageiros”, diz Michael Cerqueira, presidente da CPTM.
Para viabilizar o início do projeto, a CPTM promoveu uma ação alinhada aos princípios do ESG da empresa, o qual envolveu as áreas responsáveis por este trabalho e a equipe de TI. A ação tinha como objetivo identificar computadores inoperantes na companhia e reimplementá-los nesta nova atividade. Com o resultado, cerca de 51 máquinas foram recuperadas e reutilizadas, contribuindo para a redução de resíduos eletrônicos e promovendo a sustentabilidade. “Essa iniciativa reforça o compromisso da CPTM com a governança eficiente e o uso responsável de recursos, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade. Além disso, com esta iniciativa de reuso, levamos a quase zero os gastos com o projeto”, disse Maicon Satiro, gerente de Gestão Estratégica Empresarial e responsável pelo Comitê de ESG da CPTM.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
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