Turn on more accessible mode
Turn off more accessible mode
CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Fale Conosco
Canal de Denúncias
LGPD
Toggle navigation
HOME
A COMPANHIA
A Companhia
A CPTM
Nossa História
Carta de Serviços
Território Ferroviário CPTM
Programa de Parceiros
Acesso Restrito
Acesso Restrito
Intranet
Conselho Fiscal, Administrativo, Estatutário
Controle de Medição
ESG #CPTMCONSCIENTE
ESG #CPTMCONSCIENTE
Meio Ambiente
Social
Governança
TRANSPARENCIA
Transparencia
Classificação de documentos e acessos
Contratações COVID-19
Contratações Formalizadas
Concursos Públicos
Expansão e Obras
Manutenção e Operação
Organograma
Pesquisas
Prestação de contas / Contratos de publicidade
Relatórios Mensais de Atendimento
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC CPTM
Cargos, salários, diárias e passagens
SUA VIAGEM
Sua Viagem
Aeroporto
Acessibilidade
Bilhetes e Cartões
Transferências e Intervalos
Regulamento de viagem
Bicicletas na CPTM
Bicicletas na CPTM
Bicicletário
Ciclista Cidadão
Paraciclos
Linhas CPTM
Frota de Trens
Pra onde você vai?
Expresso Turístico
Expresso Turístico
Trajetos
LICITAÇÕES
Licitações
Aviso de Editais
Cadastro de Fornecedores
Normas
Penalidades
Código de Conduta e Integridade de Fornecedores
Sistema de Engenharia de Custos – SIEC
NEGÓCIOS
Negócios
Empreendimentos Associados
Varejo
Mídia
Movimentação de Passageiros
Disponibilidade de Áreas
Sessões Públicas dos Sorteios
Nos Trilhos do Empreendedorismo
Chamamentos Públicos
Pontos Comerciais Ativos
CPTM SERVIÇOS
Portal CPTM
Currently selected
A Companhia
A CPTM
Nossa História
Carta de Serviços
Território Ferroviário CPTM
Programa de Parceiros
ESG #CPTMCONSCIENTE
Meio Ambiente
Social
Governança
Transparencia
Classificação de documentos e acessos
Contratações COVID-19
Contratações Formalizadas
Concursos Públicos
Expansão e Obras
Manutenção e Operação
Organograma
Pesquisas
Prestação de contas / Contratos de publicidade
Relatórios Mensais de Atendimento
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC CPTM
Cargos, salários, diárias e passagens
Sua Viagem
Aeroporto
Acessibilidade
Bilhetes e Cartões
Transferências e Intervalos
Regulamento de viagem
Bicicletas na CPTM
Bicicletário
Ciclista Cidadão
Paraciclos
Linhas CPTM
Frota de Trens
Pra onde você vai?
Expresso Turístico
Trajetos
Licitações
Aviso de Editais
Cadastro de Fornecedores
Normas
Penalidades
Código de Conduta e Integridade de Fornecedores
Sistema de Engenharia de Custos – SIEC
Negócios
Empreendimentos Associados
Varejo
Mídia
Movimentação de Passageiros
Disponibilidade de Áreas
Sessões Públicas dos Sorteios
Nos Trilhos do Empreendedorismo
Chamamentos Públicos
Pontos Comerciais Ativos
CPTM Serviços
Dúvidas Frequentes
Achados e Perdidos
Perdeu ou encontrou algum documento ou objeto em nossos trens, plataformas ou estações?
Entre em contato com nosso Posto de Achados e Perdidos.
Aeroporto de Guarulhos
A CPTM disponibiliza três serviços que levam ao aeroporto de Guarulhos com pontos de partida diferentes: Luz, Brás e Engenheiro Goulart. Os horários e intervalos você encontra
aqui
Atendimento Preferencial
Para maiores informações acesse o
link
Acessibilidade
Para maiores informações acesse o
link
Acompanhamento de Protocolo
Enviei uma manifestação à CPTM e ainda não obtive resposta. Como devo proceder?
Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Se possível, informe o número do protocolo da manifestação para a qual aguarda resposta.
Bilhetes
A tarifa vigente na CPTM é a mesma da rede de transportes metropolitanos da cidade de São Paulo, são elas:
Tarifas e bilhetes:
https://www.cptm.sp.gov.br/bilhetes-cartoes/Pages/bilhetes.aspx
Bicicletas
Quais as principais regras para transporte de bicicletas nos trens da CPTM?
https://www.cptm.sp.gov.br/seguranca/Documents/Regulamento-Viagem.pdf
Cartazes
Como divulgar cartazes na CPTM?
É permitida afixação de cartazes nos painéis de informação das estações em caso de serviços de utilidade pública, inclusão social, cidadania, educação e cultura. Encaminhe e-mail para análise:
marketing@cptm.sp.gov.br
, com modelo anexo do layout definitivo, arte-final ou foto do cartaz.
Comércio na CPTM
Quer abrir seu negócio nas dependências da CPTM?
Para ser nosso parceiro e ainda realizar seu sonho de empreendedorismo basta clicar aqui e ver todas as regras e valores para este tipo de locação:
https://www.cptm.sp.gov.br/negocios/Pages/Midia.aspx
Comunicado de Alteração na circ. de trens
Como posso obter um comunicado de alteração na circulação de trens?
Através do link
https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx#comunicado_ocorrencias
. Se preferir, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas.
Dados Cadastrais da Companhia
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Endereço: Rua Boa Vista, nº 185, Centro
Cep: 01014-001 São Paulo - SP
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Inscrição Estadual: 113.898.614-110
Expresso Turístico
O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea e tem como destinos:
• Jundiaí
• Mogi das Cruzes
• Paranapiacaba
Para mais informações:
http://cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Expresso-Turistico.aspx
Expresso Aeroporto
https://www.cptm.sp.gov.br/seguranca/Documents/Regulamento-Viagem.pdf
Estratégia operacionais da Circulação
Os trens da CPTM podem iniciar ou finalizar viagens em estações intermediárias?
Sim, o Centro de Controle Operacional monitora ininterruptamente o fluxo de passageiros nos diversos trechos da ferrovia e o trem pode ser solicitado para o trecho com maior concentração de passageiros. Nesses casos, os passageiros dos trechos menos demandados são atendidos com um intervalo maior entre as composições.
Eventos Culturais
Como realizar eventos culturais na CPTM?
Encaminhe e-mail para
marketing@cptm.sp.gov.br
. Caso a finalidade seja comercial, envie e-mail para
mídia@cptm.sp.gov.br
.
Fotos e Filmagens
Como realizar sessão de fotos e filmagens nas estações da CPTM?
Nas dependências da CPTM, estão previamente autorizadas atividades de filmagem ou fotografia que atendam aos requisitos abaixo:
• Com equipamentos portáteis (sem tripé, sem equipamentos de iluminação etc.);
• Sem incomodar ou obstruir a circulação dos passageiros;
• Respeitando os limites de segurança (sinalizações, limites de plataforma, não adentrar áreas de acesso exclusivo de empregados etc.);
• Atividades para arquivo pessoal (sem fins publicitários, comerciais, jornalísticos, artísticos, acadêmicos ou educacionais);
• Não autorizamos atividades audiovisuais em pátios, oficinas e interior dos trens.
• Para assuntos relacionados à estação Paranapiacaba, entre em contato com a empresa MRS Logística ou com a Prefeitura de Santo André.
• Para produções com finalidade comercial, envie e-mail para
midia@cptm.sp.gov.br
.
Gratuidades
Para informações sobre gratuidade acesse:
https://www.cptm.sp.gov.br/seguranca/Documents/Regulamento-Viagem.pdf
Greve na CPTM
Ouvi rumores de greve na CPTM. Onde posso obter informações a respeito desse assunto?
Em caso de iminência de greve, consulte as redes sociais oficiais da CPTM ou a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Para acessar as redes sociais, acesse
www.cptm.sp.gov.br
e, na parte superior da tela, clique no símbolo da rede social de sua preferência.
Horário de Funcionamento da CPTM
Qual o horário de Funcionamento da CPTM?
https://www.cptm.sp.gov.br/seguranca/Documents/Regulamento-Viagem.pdf
Intervalos
Implantado sistema de monitoramento com 802 câmeras de CFTV nas 83 estações comerciais. A medida auxiliou na redução das ocorrências e na solução de casos policiais.
https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Transfer%C3%AAncias-e-Intervalos.aspx
Integração Bilhete Único
Quais as regras de integração do Bilhete Único?
O Bilhete Único Comum permite a utilização de até 4 linhas da SPTrans, num período de 3 horas, ao custo de 1 tarifa. No caso de viagem composta por linha da SPTrans mais transporte sobre trilhos, o passageiro obtém desconto na tarifa do segundo modal e o prazo para essa integração é de 2 horas.
Já o B. U. Vale-Transporte permite a utilização de até 2 linhas da SPTrans, num período de 3 horas, ao custo de 1 tarifa. No caso de viagem composta por linha da SPTrans mais transporte sobre trilhos, o passageiro obtém desconto na tarifa do segundo modal e o prazo para essa integração é de 2 horas.
Tais regras de integração não se aplicam ao Bilhete Único Estudante por ser regido por sistema de cotas escolares.
Localidade / Endereços
Onde posso obter informações sobre a localização de equipamentos públicos e demais pontos de interesse ao redor das estações da CPTM?
https://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/Pages/Roteiros.aspx
Máscara
Durante a pandemia de COVID-19. É obrigatório utilizar máscara nas dependências da CPTM?
Sim, de acordo com o Decreto Estadual 64.959, de 04 de maio de 2020, é obrigatória a utilização de máscara nos trens e estações da CPTM.
Cabe ressaltar que o uso de máscara é dispensado nos seguintes casos: transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais, outras deficiências que impeçam o uso adequado de máscara de proteção facial. Nesses casos, é necessário apresentar declaração médica comprovando a deficiência.
Obras de melhoria / Manutenção
https://www.cptm.sp.gov.br/Transparencia/Pages/Expansao-e-Obras.aspx
Plantas de Estações e dados tec. específicos
Como acessar projetos e plantas de estações?
Pedidos de acesso a plantas e fornecimento de dados técnicos devem ser enviados para
marketing@cptm.sp.gov.br
Postura de empregado da CPTM
Não gostei da postura de um empregado da CPTM. Como deve proceder?
A CPTM ressalta que todos os empregados são devidamente treinados para prestar atendimento de qualidade aos passageiros do sistema. Toda denúncia que possa indicar desvio no padrão de atendimento é apurada pela Companhia para adoção das medidas administrativas cabíveis.
A denúncia pode ser efetuada pelo link
https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx
ou pela Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas. Informe dados que possibilitem a identificação do empregado, tais como características físicas, descrição do uniforme, data, horário e local da ocorrência.
Parada prolongada na plataforma
Por que os trens ficam parados alguns minutos nas plataformas em certas ocasiões?
Diante de ocorrências capazes de afetar a circulação dos trens, por medida de segurança, os trens podem aguardar maior tempo de parada nas plataformas. Nesses casos são emitidos avisos ao público através do sistema audiovisual do trem.
Propaganda na CPTM
Quer fazer propaganda do seu negócio?
Quer divulgar seus serviços ou produtos para milhões de pessoas diariamente?
Saiba como
Serviço 710
Qual o tempo estimado de viagem entre as estações terminais do serviço 710 (Jundiaí à Rio Grande da Serra)?
O tempo estimado de percurso entre as estações terminais do Serviço 710 é 2h08 (duas horas e oito minutos).
Segurança
Uniformizados ou não, integrantes do Corpo de Segurança Operacional da empresa circulam no sistema, que atravessa 23 municípios da Grande São Paulo. Um contingente de aproximadamente mil e trezentos agentes (próprios e terceirizados), um moderno sistema de monitoramento de imagens e estreita parceria com órgãos de Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar) trabalham pela ampliação da sensação de segurança dos passageiros, empregados, proteção dos bens patrimoniais e garantia da continuidade na prestação de serviços de transporte sobre trilhos. Ações complementares visam à inibição dos atos de vandalismo, da presença de vendedores ambulantes, pedintes, da pregação religiosa e outros comportamentos indesejáveis, como sentar no chão das composições, ouvir músicas em volume que incomode aos demais passageiros, colocar os pés sobre os bancos, entre outros.
Para entrar em contato com a segurança no momento em que presenciar algum desses fatos, envie uma mensagem pelo Whatsapp da Central de Relacionamento (11) 99767-7030, ou ligue 0800 055 0121. Para mais dicas de segurança acesse:
https://www.cptm.sp.gov.br/seguranca/Pages/Dicas-de-Seguranca.aspx
Trabalhos Acadêmicos
Como obter informações para trabalhos acadêmicos?
Encaminhe e-mail para
marketing@cptm.sp.gov.br
com as seguintes informações:
• Oficio da instituição de ensino;
• Tema da pesquisa;
• Breve descrição do trabalho acadêmico a ser realizado.
• Informação requerida.
Tempo de percurso
Como posso obter informações a respeito do tempo estimado de percurso entre estações da CPTM?
Entre em contato com a Central de Relacionamento com o Passageiro pelo número 0800 055 0121, atendimento 24 horas.
Visitas monitoradas
Como solicitar visitas monitoradas na CPTM?
Pedidos de visitas monitoradas serão avaliados.
• Envie e-mail para marketing@cptm.sp.gov.br com as seguintes informações:
• Motivo da visita;
• Nome, RG, e-mail e telefone do responsável pelo grupo e dos participantes (mínimo 10 e máximo 30).
Velocidade Reduzida
O trem pode circular com velocidade reduzida em alguns trechos?
Sim, a ferrovia é um sistema que opera a céu aberto e está sujeita a diversas interferências, tais como: atos de vandalismo, presença de animais na via, condições meteorológicas adversas, etc. Nessas situações, a segurança dos passageiros é priorizada.