A CPTM lançou o aplicativo de 'Consulta do Território CPTM', ferramenta digital criada para tornar mais simples e rápida a vida de quem precisa fazer obras, projetos ou vistorias nas áreas vizinhas à linha do trem, a chamada faixa de domínio.
A partir desta sexta-feira (24/10), o público externo (empresas, prefeituras, construtoras) pode usar o aplicativo para solicitar:
•     Aprovação de projetos que cruzem a ferrovia (viadutos, passarelas, redes de água e luz).
•     Serviços técnicos como sondagens, vistorias e levantamentos da área.
•     Análise de documentos para processos de aprovação de alvarás e retificação de terrenos.
Fim da burocracia: anuência automática
O principal ganho de agilidade é a emissão automática da declaração de anuência. Muitas prefeituras exigem este documento da CPTM para liberar alvarás de construção. Se a área do projeto não interferir na faixa de domínio da ferrovia, o aplicativo gera a declaração na hora.
Segundo Conrado Blanco de Souza, chefe do Departamento de Gestão do Território e um dos desenvolvedores do aplicativo, "o novo aplicativo moderniza a forma como a CPTM lida com os pedidos externos, que antes chegavam por e-mail, e nos ajuda a gerenciar melhor as informações da ferrovia. Ao padronizar o envio das solicitações por tipo, conseguimos analisar os pedidos mais rapidamente e dar respostas mais ágeis aos usuários. É menos tempo de espera para todos".
O aplicativo está disponível na área Território Ferroviário do site da CPTM e pode ser acessado pelo link: https://territorio.cptm.sp.gov.br/app_consulta_territorial/
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.