A CPTM publicou, no dia 20 de outubro, o edital de licitação para a reconstrução da Estação Ipiranga. A nova estação será totalmente integrada à futura Estação Ipiranga da Linha 15–Prata do Metrô, atualmente em execução pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), e irá proporcionar mais uma integração entre modais de transporte para a população de São Paulo.
A estação atenderá às normas e legislações vigentes de acessibilidade, NR24, incluindo sistemas e equipamentos necessários para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Entre os principais itens da contratação estão:
- Infraestrutura: Execução de duas novas plataformas de embarque e desembarque.
- Mobilidade: Instalação de quatro elevadores e dez escadas rolantes, facilitando a circulação.
- Acessibilidade: Inclusão de itens como rota tátil, totens em braile e corrimãos adequados em escadas fixas e elevadores.
- Segurança: Instalação de sistemas de combate a incêndio (hidrantes, SDAI, SPDA, aterramento e reservatório de água).
- Sustentabilidade: Implantação de um sistema fotovoltaico para geração de energia solar, que será utilizada para compensação de consumo em outras estações da CPTM.
 
Cronograma do Processo
A sessão pública para o recebimento das propostas está marcada para o dia 7 de janeiro de 2026. Após a emissão da ordem de serviço, a previsão é que as obras tenham uma duração de 36 meses.
Conforme previsto no edital, o orçamento estimado, valores unitários e o total de referência são sigilosos e serão divulgados somente no momento final da licitação.
A reconstrução da Estação Ipiranga reafirma o compromisso da CPTM em oferecer mais conforto, segurança e eficiência aos seus passageiros, modernizando suas estruturas e ampliando a integração com outros modais de transporte.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital