A estação Engenheiro Manoel Feio da CPTM recebe nesta sexta-feira (17/10), das 10h às 12h, uma edição especial da “Bancada Literária”, ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Itaquaquecetuba que busca incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros.
Desta vez, além da distribuição de 100 livros de literatura com temas e títulos diversos para os passageiros que circulam pela estação, a iniciativa também contará com uma oficina de origami, mediada pela professora e artista Solange Rodrigues Borges.
O origami é a arte japonesa de dobrar papel para criar figuras sem o uso de cortes ou colas. A prática estimula concentração, paciência e criatividade, além de ser aplicada como recurso pedagógico e terapêutico. A palavra tem origem nas palavras japonesas “ori” (dobrar) e “kami” (papel).
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Serviço
Bancada Literária e oficina de origami
Data: sexta-feira (17/10)
Local: estação Engenheiro Manoel Feio (Linha 12-Safira)
Horário: das 10h às 12h