Principais Ações

NuvemPalavras-árvore.png

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos promove uma nova etapa de seus programas de compensação ambiental, com um trabalho inovador no Parque Estadual da Serra do Mar.  

A partir de compromisso firmado com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e com a participação da Fundação Florestal, são desenvolvidas diversas ações como a busca, identificação e demarcação de mil árvores nativas relevantes para projetos de restauração florestal, para coleta de sementes e produção de mudas. A medida é importante para a estratégia de conservação das espécies e inclui a instalação de plaquetas de identificação e mapeamento georreferenciado destas árvores matrizes, deixando um legado para outros projetos de restauração da Mata Atlântica.  
 
Também está em andamento a coleta de sementes e a produção de 73 mil mudas florestais, em uma área de 160 hectares. 
 
Todo o estudo botânico é compartilhado com um projeto de pesquisa amparado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A empresa responsável pela execução dos trabalhos, definida por meio de licitação pública, é a Plantverd. 
 
A restauração florestal que estamos promovendo inova no sentido de fazer um resgate de espécies ameaçadas ou raras que hoje não existem ou dificilmente são encontradas nos viveiros, além de incluir toda a cadeia produtiva da restauração ecológica. Neste contexto, a atuação da CPTM compreende ações fundamentais para projetos de recuperação da Mata Atlântica. 

1---Demarcação-de-Matrizes-2.png



​​​​​​