Voltar para Notícias Eventos | 10/01/2023 13:01:57

CPTM entrega as obras de acessibilidade da Estação Utinga, da Linha 10-Turquesa

Desde o começo de 2022, esta e outras estações do ABC Paulista passam por intervenções para melhorar a acessibilidade no deslocamento dos passageiros

O secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram as obras de acessibilidade da Estação Utinga, da Linha 10-Turquesa da CPTM. O local foi revitalizado para facilitar o deslocamento dos passageiros da estação localizada no município de Santo André.

Foram entregues novas linhas de bloqueios, incluindo a instalação de um bloqueio acessível em cada acesso à área paga; readequação de áreas externas para consolidação da acessibilidade; instalação de dois elevadores para travessia da passarela existente entre as plataformas; regularização e alteamento das plataformas 1 e 2; construção de rampa no acesso da Av. da Paz; e execução de nova rampa de interligação entre a passarela interna e o Viaduto Juvenal Fontanella.

"Esta entrega na Estação Utinga reforça os investimentos que a CPTM tem realizado em obras de acessibilidade e o compromisso da nossa gestão em trazer ainda mais melhorias de infraestrutura, para facilitar o deslocamento dos passageiros”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos.

Além da Estação Utinga, estão em andamento intervenções em outras três estações. Em Capuava e Prefeito Saladino, a acessibilidade já foi concluída, mas as obras nas estações permanecem, enquanto São Caetano continua em reforma para a acessibilidade total. Somando todas essas intervenções nas estações, serão investidos quase R$ 92 milhões.

"Já entregamos três estações do nosso projeto de acessibilidade, faltando apenas uma no processo para se tornar lugar preparado e confortável para todos, incluindo as pessoas com algum tipo de mobilidade reduzida", afirma Pedro Moro.

Ainda na Linha 10-Turquesa, uma nova Estação Rio Grande da Serra será erguida em local escolhido para promover maior mobilidade à população, integrada com o terminal municipal de ônibus, está com o projeto executivo em andamento, que será doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Circulação de trens volta ao normal na Estação Utinga
Com a conclusão das obras na Estação Utinga, a circulação de trens voltou a ser feita pela plataforma 1, sentido Jundiaí. Com isso, os passageiros não precisam mais desembarcar na Estação São Caetano e retornar.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital.