Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 24/07/2024 14:10:07

 

​CPTM realiza segundo leilão de inservíveis com locomotiva e onze vagões

 Dormentes de madeira, trilhos, móveis antigos e sucata também estarão entre os itens oferecidos em 30 de julho

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará no dia 30 de julho, às 10h, o segundo leilão de materiais inservíveis do ano, com expectativa de arrecadação de R$ 2,5 milhões nos 56 lotes.

 

No primeiro leilão deste ano, realizado em maio, a companhia arrecadou R$ 6,31 milhões e os itens negociados foram trilhos e sucatas de ferro, bronze e cobre.

 

Entre os itens ofertados, está uma locomotiva alemã modelo LEW de 74 toneladas, construída no final da década de 1960. A unidade 7765 é similar à doada ao Instituto de Preservação Ferroviária (IMF) em novembro de 2023.

 

No mesmo certame, a CPTM também vai leiloar 11 carros ferroviários, dormentes inservíveis, sucatas em geral, trilhos, fios de cobre, além de móveis antigos e outros materiais.

 

O edital do leilão, cujos itens podem ser adquiridos tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, está disponível nos sites www.cptm.sp.gov.br/licitacoes/editais e www.deseulance.com.

 

"Os leilões de inservíveis são uma importante fonte de receita não tarifária para a CPTM e já são tradicionais no mercado. Como sempre, o valor arrecadado voltará para o caixa e será utilizado em melhorias no sistema em geral", explica Leandro Capergiani, Gerente de Logística da companhia.

 

"Além da receita não-tarifária, os certames ainda possuem os benefícios ambientais, como a reutilização e reciclagem de materiais pelos arrematantes, a redução de emissão de CO2 para a atmosfera e a economia de recursos naturais, o que previne a poluição do ar, água e solo", diz Pedro Moro, presidente da CPTM.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags