Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 07/06/2023 08:42:32

​CPTM tem alterações na operação durante o feriado prolongado de Corpus Christi

Circulação da Linha 11-Coral e dos serviços 710 e Expresso Aeroporto da CPTM terão mudanças no sábado (10) e no domingo (11), além de maiores intervalos nas demais linhas

O passageiro que vai usar as linhas da CPTM durante o feriado prolongado de Corpus Christi, deve ficar atento às mudanças na circulação de trens nesse período. A CPTM adota estratégia operacional para executar algumas obras de manutenção e modernização em alguns dias com menor movimentação.

Na quinta-feira (08/06), celebração do feriado de Corpus Christi, a circulação de trens será semelhante à de um sábado nas Linhas 11-Coral e 13-Jade. Já os trens da Linha 12-Safira e do Serviço 710, que torna possível viajar entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de transferência na Estação Brás, vão operar com intervalos maiores para execução de obras de modernização e manutenção. Na sexta-feira (09/06), a circulação de trens será normal para um dia útil em todas as linhas.

No sábado (10/06), a circulação de trens ocorre com os intervalos programados para este dia em todas as linhas, com exceção do serviço 710, que terá interdição para obras no trecho entre as estações Prefeito Saladino e Utinga. Das 21h até o fim da operação comercial, os trens não vão parar nas plataformas das estações Utinga e Prefeito Saladino, no sentido Jundiaí.  A interdição é necessária para a realização de serviços ao longo da via permanente.

O passageiro que vem da Estação Rio Grande da Serra e quer desembarcar nas estações Prefeito Saladino e Utinga devem seguir viagem até a Estação São Caetano e retornar. Já quem embarca em uma dessas duas estações e quer seguir para Jundiaí, precisa embarcar na plataforma oposta, sentido Rio Grande da Serra, seguir até a Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e retornar.

No domingo (11/06), durante toda a operação comercial, as alterações serão na operação da Linha 11-Coral e dos serviços 710 e Expresso Aeroporto.

Na Linha 11-Coral, o trecho entre as estações Luz e Brás ficará interditado para realização de serviços de manutenção nos viadutos Brigadeiro Tobias e Avenida Tiradentes, além da continuidade para instalação de rede de esgoto da plataforma 05 à Rua da Cantareira. Por conta dessa atividade, o serviço 710 estará suspenso e a alternativa é utilizar na Estação da Luz, a Linha 7-Rubi (Jundiaí-Luz) na plataforma 2 e a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) na plataforma 1. Os passageiros também podem optar por seguir viagem fazendo conexão com linhas de metrô nas estações Brás e Luz.

Para quem pretende pegar o Serviço Expresso Aeroporto neste domingo para chegar ao Aeroporto de Guarulhos, as partidas serão feitas na Estação Brás, na plataforma 8, e não na Estação da Luz. Os horários de partida permanecem os mesmos.

Em razão do feriado, a CPTM estará atenta ao fluxo de passageiros e terá trens de prontidão para atender os passageiros, se necessário. Vale lembrar que o intervalo médio aos sábados após às 21h, domingos e feriados é de até 35 minutos para que a CPTM realize obras de melhorias e modernização para tornar a viagem do passageiro mais segura, rápida e confortável.

Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.