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Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 05/06/2023 08:05:57

 

​No dia Mundial do Meio Ambiente, CPTM lança campanha “Cola Aqui”

 A partir desta segunda-feira (05) entram no ar vídeos nas redes sociais apresentando resultados e ações realizadas

Dentro da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (05/06), a CPTM lança a Campanha “Cola Aqui”, composta por um conjunto de vídeos com ações realizadas pela companhia e que estão interconectadas com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que retratam os principais desafios de desenvolvimento de meio ambiente, social e cultural enfrentados pela sociedade em todo o mundo. 

A partir da próxima semana até 05 de julho, serão veiculados cinco vídeos, um por semana, produzidos com conteúdo informativo e linguagem informal para consumo do público das redes sociais, principalmente TikTok e reels do Instagram, cuja mensagem tem a finalidade de compartilhar o compromisso adotado pela companhia com as mudanças necessárias para uma sociedade igualitária e sustentável, demonstrando os benefícios do transporte ferroviário. “Justamente por ser um conteúdo mais dinâmico que pretende comunicar e informar de forma leve e rápida que a campanha traz os sinais linguísticos da atualidade e faz todo sentido ter o título “Cola Aqui”, explica Rodrigo Pontes, Gerente de Marketing da CPTM.

A cada vídeo serão mostradas as diversas atividades colocadas em prática pela CPTM que estão aderentes a grande parte dos objetivos listados pela ONU para chegar à Agenda 2030 com erradicação da pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

“Cada entidade e indivíduo deve fazer a sua parte para contribuir com o desenvolvimento sustentável, saudável do ecossistema em que vive e produz. Da parte da CPTM, estamos realizando diversas iniciativas em cada um dos objetivos que fazem sentido na nossa atuação”, Delson Lapa, Gerente de Meio Ambiente da CPTM. 

O primeiro dos cinco vídeos está relacionado diretamente ao Meio Ambiente e destaca a sustentabilidade do transporte sobre trilhos com menos impactos sociais e ambientais por sua alta capacidade de carregamento e baixíssima emissão de poluentes em comparação aos outros modais.

Dentro desse contexto ambiental, também é destacado o Projeto Reuso de Água (ODS 6), que faz parte das diretrizes construtivas da companhia de adoção de água de reuso para as novas edificações, principalmente estações. Todas as novas estações projetadas contêm reservatórios e sistema de bombeamento de água de reuso para utilização em irrigação, lavagem de pisos, bacias sanitárias, tendo como benefícios sustentabilidade e redução de gastos com consumo de água.

Aderente com ODS 15, o projeto Jardim de Chuva, que conquistou a segunda colocação no prêmio Melhores Práticas 2021, da Union Internationale des Transports Publics (UITP Latin America), na categoria Valores Institucionais, exerce um importante papel na gestão potável.  Elaborado para dar função e importância às áreas verdes nas edificações da CPTM, contribui com a drenagem urbana, diminui os impactos das chuvas fortes, melhorando o conforto ambiental, a limpeza da água e do ar, além de fomentar a biodiversidade da paisagem local. Com os jardins, a água da chuva é filtrada naturalmente e chega diretamente ao lençol freático, sem sobrecarregar o sistema de drenagem das cidades, uma vez que não escoam pelas galerias pluviais levando sujeira das ruas, o que evita alagamentos.  

Nos objetivos que tratam de Energia Limpa e Acessível (ODS 7), a companhia está investindo em um sistema de gestão de energia (SGE), dentro da ISO 50001, adotando um conjunto de procedimentos e atividades implementadas para tornar o consumo energético mais eficiente e, assim, promover uma redução do consumo total de energia. A companhia também promove leilões de materiais inservíveis que contribuem para a redução de consumo de energia elétrica, para a redução de emissão de CO2, aumento da vida útil dos aterros e, portanto, na preservação da água, ar e solo.

Atendendo ao ODS 11 cujo foco tem as cidades e comunidades sustentáveis, em 2020, foi desenvolvida a Jornada do Cliente CPTM, estratégia de posicionamento da empresa que tem como objetivo aprofundar e aprimorar o atendimento da CPTM ao cliente, mirando novas oportunidades de negócio e a melhoria da imagem da empresa. Nesse âmbito, foram elaborados também os Mapas da Jornada da Mulher, Jornada Inclusiva (idosos, crianças, pessoas com deficiência, incapacidades temporárias, entre outros) Jornada do Turista e do Cliente com Perfil Consumidor, que utilizam a infraestrutura de mobilidade e consomem um ou mais produtos e serviços oferecidos pela empresa ou seus parceiros ao longo dos deslocamentos. Para a promoção da integração e construção do sistema de mobilidade integrado e humanizado, com foco em melhorar a vida do cidadão e do passageiro, a CPTM promove novos modelos de compartilhamento de transporte e as diversas possibilidades de oferecer mais conforto e agilidade ao passageiro nas suas viagens. Pensando nisso, incentiva o uso de bicicletas, ajudando diretamente na diminuição do tráfego de veículos e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos cidadãos na Região Metropolitana de São Paulo. No total, existem 20 bicicletários ao lado das estações, com 5.708 vagas. 

Por fim, esse primeiro vídeo traz similaridade das inciativas da CPTM com o ODS 13, que fomenta a ação contra a mudança global do clima e estimula as medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. Dentro desse objetivo, a CPTM tem como meta a realização de estudos visando redução de impactos de mudanças climáticas, como economia de energia com substituição já realizada por lâmpadas LED, placas fotovoltaicas nas estações e iluminação natural.

“A CPTM está atenta não apenas a questões relacionadas ao meio-ambiente, mas também às relações estabelecidas com funcionários e fornecedores, à melhoria da sociedade como um todo, tratamento e oportunidades dados às minorias, além de ações para promover diversidade e inclusão e combater fraudes e corrupção”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

O segundo vídeo, intitulado ‘Preocupação Social? Cola aqui’, vai mostrar as contribuições da companhia com a responsabilidade social. Acompanhe a série de vídeos da Campanha Cola Aqui nas redes sociais da CPTM.

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Redes Sociais oficiais da CPTM
Para promover constante interação com os passageiros e outros diversos públicos da CPTM, a companhia possui páginas nas redes sociais LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, além do Tik Tok.

Acompanhe as informações pelas redes sociais: 
Instagram: CPTM_oficial (https://www.instagram.com/cptm_oficial/)
Twitter: CPTM_oficial (https://twitter.com/CPTM_oficial)
Facebook: CPTM.fanpage (https://www.facebook.com/CPTM.fanpage)
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