Segurança

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AÇÕES DE SEGURANÇA


AÇÕES DE SEGURANÇA DA CPTM SEGUEM COM FOCO EM PADRÕES DE EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.


ESCOLTA DE TREM 
A escolta de trem caracteriza-se por ser uma vigilância móvel, ampliada, flexível e dinâmica, ocasião em que uma equipe de segurança percorre toda a composição, atuando na prevenção de infrações administrativas como comércio ambulante, pregação religiosa, som alto de equipamentos sonoros, passageiros sentados em locais impróprios, além de eventuais outras ações contrárias ao Regulamento de Viagem.

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COMÉRCIO ILEGAL

Qualquer tipo de comercio nas dependências da CPTM, é considerada ilegal, conforme previsto no Decreto Federal 1832/96 – Regulamento do Transporte Ferroviário:

"...  Art. 40. É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária."

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Cabe salientar que os produtos apreendidos por conta da prática do comércio ilegal nas dependências da CPTM são de procedência duvidosa e qualidade questionável, com potencial de gerar sérios riscos à saúde dos passageiros ou problemas legais para quem vende e para quem compra, visto que podem estar associados às práticas criminosas de contrabando, roubo de cargas ou descaminho.
A CPTM emite avisos sonoros solicitando aos passageiros que não incentivem esta prática irregular, colaborando com uma viagem tranquila e dentro das normas legais.




CÂMERAS
A CPTM possui um moderno e eficiente Sistema de Vídeo Monitoramento – SVM, composto por mais de 4000 câmeras, distribuídas em 57 estações, que está entre os melhores equipamentos da atualidade. Além disso, todos os novos trens estão equipados com Sistema de CFTV embarcado, acrescentando aproximadamente 5800 câmeras ao parque total. Gerenciado pela Central de Monitoramento da Segurança (CMS), o sistema proporciona mais agilidade e confiabilidade na varredura das imagens das estações, ao longo do sistema.

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Dentre os recursos disponíveis no sistema de CFTV destacam-se a alta definição na qualidade das imagens captadas, a ampliação do tempo de armazenamento do material gravado e o monitoramento de todas as câmeras em diferentes estações. Além disso, o sistema pode receber, simultaneamente, avisos de alarme de várias estações, visualizando imediatamente, no monitor, o croqui da unidade e o ponto exato da ocorrência.



POLÍCIA MILITAR - DEJEM
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Em 2020, a CPTM firmou convênio com a Polícia Militar objetivando a conjugação de esforços e a cooperação mútua, com a finalidade de utilizar policiais militares, na segurança das Estações e interior dos trens da CPTM. Essa parceria reforça a segurança da Companhia, estratégia eficaz para mitigação dos ilícitos criminais e infrações administrativas.





TREINAMENTO


Alinhada com os objetivos da Gestão Estratégica Empresarial, que tem como missão prestar serviço de transporte público com excelência, a Gerência de Segurança procura oferecer, cada vez mais visibilidade e qualidade no atendimento às demandas de segurança dos passageiros da CPTM. 
 
Nesse contexto, em parceria com a área de Recursos Humanos, a Gerência de Segurança desenvolve extenso programa de treinamento, que atinge todos os empregados admitidos em concurso público externo, os promovidos nos certames seletivos internos, bem como aqueles que participam dos programas de atualização profissional, tendo como sustentação um perfil renovado, balizado pelos novos desafios da Companhia e orientados pelos investimentos realizados nos últimos anos, que elevaram a qualidade do serviço aos padrões internacionais de excelência. 
 
Os integrantes do Corpo de Segurança Operacional passam regularmente por programas de capacitação e atualização, ocasião em que temas como excelência no atendimento, direitos humanos, com foco na proteção dos grupos mais vulneráveis, técnicas de imobilização, condução de ocorrências, primeiros socorros, acessibilidade, transparência das ações e respeito integral a dignidade humana são debatidos e vivenciados pelos empregados, visando a melhoria constante da prestação do serviço, objetivando a conquista da confiança e o estabelecimento de parcerias com os passageiros da CPTM.