Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 08/10/2020 13:21:25

 

​Coletivo realiza intervenção artística em estações da CPTM para lembrar o Outubro Rosa

 Esculturas temáticas estão disponíveis para apreciação do público em três locais da companhia desde a última quinta-feira (01) e seguem em exposição até o dia 30 de outubro

Quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberam na segunda-feira (1º) peças da Exposição Artemisa e Inspiração Pink, parte da programação para o ano de 2020 do Coletivo Pink, que tem focado no tema “A Luta da Mulher contra o Câncer de Mama”. As obras de 1,7 metro são acompanhadas de um painel com um QR code que leva para o site da Coletivo, onde é possível encontrar vários depoimentos de mulheres que enfrentaram ou ainda estão na luta contra o câncer de mama.
 

As estações Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), Grajaú (Linha 9-Esmeralda) e Tamanduateí (Linha 10-Trquesa) são os locais escolhidos para fixação dos torsos moldados com traços femininos e cores vibrantes que variam entre azul, amarelo, tons de verde e laranja, além de bastante rosa, as pinturas realizadas à mão trazem aspectos surrealistas.
WhatsApp Image 2020-10-02 at 08.17.11.jpegWhatsApp Image 2020-10-02 at 09.56.22.jpeg
WhatsApp Image 2020-10-02 at 09.56.23.jpegWhatsApp Image 2020-10-02 at 08.17.12.jpeg
Câncer de mama no Brasil

Sem considerar tumores de pele não melanoma e a região Norte, o câncer de mama é o tipo mais recorrentes entre as mulheres brasileiras. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou que no ano de 2019 houve em torno de novos 59.700 casos da doença no país, o que represente uma taxa de incidência de 51,29 a cada 100 mil habitantes. A enfermidade também pode aparecer em homens, mas eles costumam representar em torno de somente 1% do volume total.


Além da atenção ao corpo existem hábitos que podem ajudar na prevenção, o INCA aponta que alguns ajustes na rotina podem reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer: praticar atividade física regularmente, alimentação saudável, não fumar ou beber, manter o peso do corpo adequado,  evitar altas doses de hormônios sintéticos.

 
Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de um tratamento bem-sucedido, podendo chegar a 95%. A incidência do câncer aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Em mais novas o número de casos é bem menor, porém à medida que a faixa etária avança é elevada a taxa de casos a cada 100 mil mulheres, o risco de óbito é até 10 vezes maior para pacientes diagnosticadas a partir de 60 anos, o grupo de 50 a 69 anos pode reduzir as chances de óbito em 20% se realizar os exames a cada dois anos, como recomenda o Ministério da Saúde. A FEMAMA e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendam a realização anual da mamografia regular a partir dos 40 anos em mulheres assintomáticas, como define a Lei 11.664/2008.

 
Autoexame das mamas

Cerca de 80% das mulheres descobrem o câncer através do autoexame.  Veja abaixo como realiza-lo.

 
Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho;

Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;

Coloque as mãos na cintura fazendo força;

Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;

Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

 
Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;

Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;

Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;

Sinta a mama;

Faça movimentos circulares, de cima para baixo;

Repita os movimentos na outra mama.

 

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;

Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;

Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);

Depois apalpe as axilas;

Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Para conhecer o Coletivo: https://www.coletivopink.com

 

Serviço:

Exposição Artemisa e Inspiração Pink

Data: de 1° a 31 de outubro

Local: Estações Barra Funda, Grajaú e Tamanduateí

Horários: durante toda operação comercial


Tags