Segurança

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AÇÕES DE SEGURANÇA


AÇÕES DE SEGURANÇA DA​​ CPTM SEGUEM COM FOCO EM PADRÕES DE EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SE​​RVIÇO.​ 

Para garantir e ampliar a segurança nos trens, estações, pátios e linhas, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove uma série de ações preventivas e repressivas.

Uniformizados ou não, integrantes do Corpo de Segurança Operacional da empresa circulam no sistema, que atravessa 22 municípios da Grande São Paulo.

Um contingente de aproximadamente 1,3 mil e trezentos agentes (próprios e terceirizados), um moderno sistema de monitoramento de imagens e estreita parceria com órgãos de Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar) trabalham pela ampliação da sensação de segurança dos usuários, empregados, proteção dos bens patrimoniais e garantia da continuidade na prestação de serviços de transporte sobre trilhos. Ações complementares visam à inibição dos atos de vandalismo, da presença de vendedores ambulantes, pedintes, da pregação religiosa e outros comportamentos indesejáveis, como sentar no chão das composições, ouvir músicas em volume que incomode os demais usuários, colocar os pés sobre os bancos, entre outros.

SMS Denúncia: 97150.4949

BLITZ

Integrante do Sistema de Transporte sobre Trilhos de São Paulo, a CPTM, a exemplo de outros sistemas do gênero, apresenta características típicas específicas também na área de Segurança Pública. Sendo um “microcosmo” da sociedade, reflete internamente os mesmos problemas encontrados nas comunidades que são servidas pelo trem. Assim, o Corpo de Segurança Operacional, visando colaborar com as autoridades constituídas, desenvolve ações específicas de combate às infrações e crimes específicos cometidos no interior do sistema. Para tanto, em estreita parceria com os órgãos de Segurança do Estado, principalmente, as Polícias Civil e Militar, desencadeia operações conjuntas no interior das estações e dos trens, denominadas Blitze, em busca de criminosos que praticam furtos, roubos, porte e tráfico de drogas, corrupção de menores, danos ao patrimônio público, entre outros.

Imagem de Blitz nas estações com a Policia Militar
Tais operações têm como objetivos principais prevenir a ocorrência de crimes e infrações no interior do sistema, bem como criar um ambiente de tranquilidade, respeito e confiança para o usuário, além de favorecer as condições de regularidade, confiabilidade e segurança operacional do transporte sobre trilhos paulista. A CPTM pede colaboração de seus usuários no sentido de que denunciem o cometimento de práticas criminosas ou infrações ao Regulamento de Viagemutilizando o serviço Disque-Denúncia, por intermédio de mensagem SMS para o telefone 97150 4949 – 24h por dia, ou se preferir pelo telefone 0800 055 0121.

Não se esqueça de comunicar o fato imediatamente, mencionando ainda, as características do infrator, a linha, o número do carro e a próxima estação. Este ato de colaboração e cidadania é muito importante para a consolidação de um transporte mais seguro.
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RONDAS​  ​

A ronda caracteriza-se por ser uma vigilância móvel, ampliada, flexível e dinâmica. É de fundamental importância na prevenção de infrações e delitos cometidos no interior do sistema de transporte sobre trilhos; porém, assume natureza repressiva quando se depara com ocorrências em andamento. ​

Imagem das rontas nas estações e nos trens
O Corpo de Segurança da CPTM utiliza-se da ronda ostensiva, aquela em que seus agentes são identificados de imediato, em virtude do uso de uniforme e equipamentos, mas igualmente executa rondas com integrantes dissimulados de usuários comuns, de modo a não serem identificados. Em ambos os casos, estão compromissados com a consecução dos objetivos de inibir o cometimento de irregularidades (prevenção) e surpreender infratores e criminosos que estiverem na prática de atividades delituosas no interior do sistema (repressão).

Um número expressivo de operações de rondas é empregado no combate ao insistente comércio irregular ambulante no interior dos trens, prática proibida por lei, mas alimentada por usuários que se arriscam na compra de produtos origem e qualidade duvidosa, sem perceberem que estão adquirindo uma eventual doença ou problemas com a Justiça. Em 2015, foram efetivadas 53.673 apreensões de mercadorias, resultando na retirada de circulação de 1.719.656 itens de produtos ilícitos comercializados ilegalmente no interior dos trens.   

A CPTM apela aos seus usuários no sentido de que não comprem produtos no interior dos trens e que denunciem esse comércio ilegal a qualquer empregado da empresa ou por intermédio de mensagem, enviada por telefone celular (SMS), diretamente à Central de Monitoramento da Segurança. Descreva as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação.



CÂMERAS

A CPTM possui um moderno e eficiente Sistema de Vídeo Monitoramento Digital – SVMD, composto por mais de 2200 câmeras, distribuídas em 92 estações, que está entre os melhores da atualidade. Além disso, todos os novos trens estão equipados com Sistema de CFTV Embarcado, acrescentando aproximadamente 3600 câmeras ao parque total.  Gerenciado pela Central de Monitoramento da Segurança (CMS), o sistema proporciona mais agilidade e confiabilidade na varredura das imagens das estações, ao longo do sistema.

Imagem da central de monitoramento
Dentre os recursos disponíveis no sistema de CFTV destacam-se a alta definição na qualidade das imagens captadas, a ampliação do tempo de armazenamento do material gravado e o monitoramento de todas as câmeras em diferentes estações. Além disso, o sistema pode receber, simultaneamente, avisos de alarme de várias estações, visualizando imediatamente, no monitor, o croqui da unidade e o ponto exato da ocorrência.

O software permite ainda o acesso em tempo real, via web, facilitando e agilizando o contato da Central de Monitoramento da Segurança (CMS) com todas as estações. A partir de comando remoto do operador na CMS, é possível observar imagens de determinada unidade ou acompanhar, ao mesmo tempo, cenas de todas as câmeras de uma estação ou de quantas forem selecionadas. As imagens geradas são acompanhadas on-line, 24h por dia, por profissionais experientes e qualificados lotados na CMS, garantindo mais rapidez e qualidade no atendimento de ocorrências.

O recurso tem papel fundamental na elucidação de delitos no interior do sistema, bem como no desfecho de outros problemas como quedas acidentais, evasão de renda, comércio irregular de bilhetes, entre outros.

Não esqueça: informações precisas e em tempo certo propiciam grande chance de sucesso da intervenção de segurança, já na próxima estação.



COMÉRCIO E USO ILEGAL DE BILHETES

Imagem de bilhetes falsos e ilegaisA CPTM lembra aos titulares dos bilhetes Especial, Escolar e Vale Transporte que o uso deles é pessoal, intransferível e obedece a um conjunto de normas específicas de concessão e utilização, que são de pleno conhecimento de todos, divulgado por ocasião da aquisição do produto, cujo descumprimento ensejará a apreensão do bilhete.

A CPTM fiscaliza os bilhetes especial, escolar e vale transporte, cujo uso irregular sujeita o titular a penalidades administrativas e legais, que podem variar da perda temporá​ria do direito de viagem até o encaminhamento ao Distrito Policial, com jurisdição sobre a área.

Quem comercializa bilhetes de forma irregular, alimenta uma cadeia  criminosa que faz inúmeras vítimas. Não incentive esta prática, denuncie pelo telefone 0800 055 0121 ou SMS para o telefone 97150 4949. Garantimos o anonimato.

Atenção: Recarregue ou compre bilhetes somente em postos autorizados.


TREINAMENTO 

Alinhada com os objetivos da Gestão Corporativa da CPTM, que tem como foco principal as etapas da Prestação do Ciclo de Serviços, o Planejamento Estratégico e Foco no Usuário, a Gerência de Segurança procura oferecer, cada vez mais visibilidade e qualidade no atendimento às demandas de segurança dos usuários do Trem Metropolitano.

Imagem do treinamento dos seguranças
Nesse contexto, em parceria com a área de Recursos Humanos, a Gerência de Segurança desenvolve extenso programa de treinamento, que atinge todos os empregados admitidos em concurso público externo, os promovidos nos certames seletivos internos, bem como aqueles que participam dos programas de atualização profissional, tendo como sustentação um perfil renovado, balizado pelos novos desafios da Companhia e orientados pelos investimentos realizados nos últimos anos, que estão elevando a qualidade do serviço aos padrões internacionais de excelência. 

Os integrantes do Corpo de Segurança Operacional passam regularmente por programas de capacitação e atualização, ocasião em que temas como atendimento, direitos humanos, com foco na proteção dos grupos mais vulneráveis, técnicas de imobilização, condução de ocorrências, primeiros socorros, cortesia, acessibilidade, transparência das ações e respeito integral a dignidade humana são debatidos e vivenciados pelos empregados, visando a excelência na prestação do serviço, objetivando a conquista da confiança e o estabelecimento de parcerias com os usuários da CPTM.