Segurança

​​


AÇÕES DE SEGURANÇA


AÇÕES DE SEGURANÇA DA CPTM SEGUEM COM FOCO EM PADRÕES DE EXCELÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.


ESCOLTA DE TREM 
A escolta de trem caracteriza-se por ser uma vigilância móvel, ampliada, flexível e dinâmica. É de fundamental importância na prevenção de infrações e delitos cometidos no interior do sistema de transporte sobre trilhos; porém, assume natureza repressiva quando se depara com ocorrências em andamento.  

escolta-trem.jpg

Um número expressivo de escolta é realizado no combate ao comércio ambulante irregular no interior dos trens, prática proibida dentro do sistema, mas alimentada por passageiros que se arriscam na compra de produtos de procedência desconhecida.




escolta-trem-2.jpg

CÂMERAS
A CPTM possui um moderno e eficiente Sistema de Vídeo Monitoramento – SVM, composto por mais de 3100 câmeras, distribuídas em 57 estações, que está entre os melhores da atualidade. Além disso, todos os novos trens estão equipados com Sistema de CFTV embarcado, acrescentando aproximadamente 5800 câmeras ao parque total. Gerenciado pela Central de Monitoramento da Segurança (CMS), o sistema proporciona mais agilidade e confiabilidade na varredura das imagens das estações, ao longo do sistema. 

Dentre os recursos disponíveis no sistema de CFTV destacam-se a alta definição na qualidade das imagens captadas, a ampliação do tempo de armazenamento do material gravado e o monitoramento de todas as câmeras em diferentes estações. Além disso, o sistema pode receber, simultaneamente, avisos de alarme de várias estações, visualizando imediatamente, no monitor, o croqui da unidade e o ponto exato da ocorrência.



cameras.jpg















POLÍCIA MILITAR - DEJEM
Em 2020, a CPTM firmou convênio com a Polícia Militar objetivando a conjugação de esforços e a cooperação mútua, com a finalidade de utilizar policiais militares, na segurança das Estações e interior dos trens da CPTM. Essa parceria reforça a segurança da Companhia, estratégia eficaz para mitigação dos ilícitos criminais e infrações administrativas. 

SEGURANÇA01.jpg

TREINAMENTO
Alinhada com os objetivos da Gestão Estratégica Empresarial, que tem como missão prestar serviço de transporte público com excelência, a Gerência de Segurança procura oferecer, cada vez mais visibilidade e qualidade no atendimento às demandas de segurança dos passageiros da CPTM. 

Nesse contexto, em parceria com a área de Recursos Humanos, a Gerência de Segurança desenvolve extenso programa de treinamento, que atinge todos os empregados admitidos em concurso público externo, os promovidos nos certames seletivos internos, bem como aqueles que participam dos programas de atualização profissional, tendo como sustentação um perfil renovado, balizado pelos novos desafios da Companhia e orientados pelos investimentos realizados nos últimos anos, que estão elevando a qualidade do serviço aos padrões internacionais de excelência. 

SEGURANÇA02.jpg