Nesta sexta-feira (4/8), dois trens novos entraram em operação. A composição da série 9.500, fabricada pela Hyundai Rotem, prestará serviço na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), e o trem da série 8.500, fabricado pela CAF, atenderá o Expresso Leste, na Linha 11-Coral (Luz-Guaianases).
A entrega das duas composições foi realizada durante evento com a participação do Governador Geraldo Alckmin, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e do presidente da CPTM, Paulo de Magalhães.
Os dois trens integram o lote de 65 unidades adquiridas pela CPTM: 35 encomendados à empresa espanhola CAF e 30 à Hyundai Rotem. Com a entrega dessas duas composições, a Companhia contabiliza 18 trens novos em operação: 13 na Linha 7-Rubi e cinco no Expresso Leste, na Linha 11.
As novas composições fazem parte do processo de padronização da frota de todas as linhas, que está readequando as séries de trens de acordo com a necessidade operacional. O objetivo é prover todas as linhas com composições modernas, equipadas com ar condicionado e tecnologia de ponta.
A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM, com 60,5 km de extensão no trecho entre as estações Luz e Jundiaí. A média é de 425 mil passageiros transportados por dia útil. Já o serviço Expresso Leste, operado na Linha 11-Coral, percorre 24,2 km entre Luz e Guaianases, atendendo cerca de 500 mil usuários por dia útil.
Conforto: fabricados com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens dispõem de monitoramento com câmeras na parte externa e interna. Acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, as composições dispõem de sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes.
Utilizando tecnologia de última geração, os trens fazem o reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria. Outro destaque são os monitores digitais internos que oferecem informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços.
Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. A previsão é que todo o lote seja entregue até o final de 2018.
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