Notícias

Voltar para Notícias Eventos | 06/07/2017 10:02:39

 

​​​Preservação do patrimônio ferroviário será tema de workshop

 

“A preservação do conjunto ferroviário: algumas questões decorrentes das transformações no uso e operação” será o tema da palestra promovida pelo projeto Memória Ferroviária, no dia 17 de julho, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Controle Operacional (CCO), na Estação Brás.

Embora muitas vezes a ferrovia seja associada ao universo masculino, várias mulheres também são atraídas pelo tema. Pela primeira vez, na edição deste ano, o seminário Memória Ferroviária será ministrado por duas especialistas: Priscila Kamillyn e Rafaela Rogato, bacharéis em Turismo e mestrandas em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp. A mediação será do pesquisador Ewerton Moraes.

A palestra propõe a reflexão sobre as formas de salvaguarda do patrimônio industrial ferroviário, com base em práticas de reutilização, proteção e diretrizes patrimoniais relacionadas aos conjuntos que marcaram o desenvolvimento do Estado, a partir da segunda metade do século XIX. 

Somente no final do século XX e começo do XXI, foram criados projetos de restauro e revitalização das estruturas ainda existentes, com base nas histórias vinculadas à ferrovia, principalmente, com uma abordagem de teor cultural.

A análise dos conjuntos ferroviários (estações, casas, oficinas, armazéns, etc) visam identificar estratégias para difundi-los como bens culturais. Para ilustrar a importância operacional, histórica e arquitetônica das estruturas ferroviárias, as duas especialistas realizaram um estudo sobre dois conjuntos:

• Companhia Mogiana, em Campinas; 
• Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em Mairinque.

O trabalho utilizou como instrumentos metodológicos pesquisas documentais e bibliográficas, além de mapeamentos, inventários e estudos dos processos de tombamento.

Está é a 7ª palestra da edição 2017 do projeto Memória Ferroviária, que promove palestras com especialistas abertas aos empregados da CPTM e ao público. As vagas são limitadas e para participar gratuitamente, basta se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br​.

Priscila Kamilynn Araujo dos Santos

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), ​fez estágio de pesquisa na Escuela Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidad de Sevilla, Espanha. Como bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre patrimônio cultural, especificamente o industrial ferroviário de 2012 a 2014. 

 ​
Rafaela Rogato Rondon Silva

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Fez dois intercâmbios na Universidad de Sevilla (Espanha) e desenvolveu Projeto de Iniciação Científica, financiado pela FAPESP.

 ​
 
Serviço

 
Projeto Memória Ferroviária
Palestra: “A preservação de conjunto ferroviário: algumas questões decorrentes das transformações no uso e operação”
Data: 17/07, segunda-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório CCO, Estação Brás da CPTM
Inscrição Gratuita pelo e-mail: marketing@cptm.sp.gov.br
Tags