Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 19/01/2023 17:41:35

 

​Busto do Barão de Mauá volta a ser exposto na Estação Brás da CPTM

 Após a conclusão das obras de reformas na entrada da estação, o busto de bronze de Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá, ganha destaque no saguão principal

Os passageiros que passarem pelo saguão principal da Estação Brás, que atende as Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, vão poder contemplar o busto do Barão de Mauá, pioneiro da industrialização no Brasil do século XIX e responsável pela implantação da primeira ferrovia no País.

Após restauros na peça, o busto de bronze está exposto sobre um pedestal e protegido por uma redoma de vidro, uma homenagem à atuação visionária do Barão ao investir na primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o porto de Mauá até Raiz da Serra, na então Província do Rio de Janeiro, além de ser também impulsionador da primeira estrada de ferro paulista, a São Paulo Railway, ligando Santos a Jundiaí.

“Estamos resgatando um marco da história ao voltar a dar destaque ao empreendedor visionário que teve papel fundamental na implantação da ferrovia no Brasil. Nada mais nobre que manter essa homenagem a uma referência ao transporte sobre trilhos. Além disso, a estação também passa a ser ponto de visitação de estudantes e apreciadores da nossa história”, afirma Wilson Nagy, Gerente Geral de Manutenção na CPTM.

Sobre o Barão de Mauá
Irineu Evangelista de Sousa, Barão e mais tarde Visconde de Mauá, foi um dos personagens mais importantes no século XIX. 

Banqueiro, industrial e político brasileiro, o barão foi um dos principais responsáveis pela construção de grandes empreendimentos, tanto na ferrovia, como também na iluminação pública a gás e navegação a vapor.

Natural do Sul do País, ficou órfão aos 11 anos e foi levado ao Rio de Janeiro para iniciar uma profissão. Por sua capacidade de empreender, ganhou destaque na vida profissional e recebeu crédito de capital britânico para investir por aqui.  Em 1867, inaugurou a São Paulo Railway, primeira estrada de ferro do estado de São Paulo que ligou as cidades do planalto paulista (Estação Jundiaí) ao litoral (Estação Valongo/Santos).

Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags