Linha 11 - Coral
Programa de Investimentos nos Transp. Metropolitanos de São Paulo - Linha 11
Situação do Programa
Financiamento BIRD – Contrato de Empréstimo nº 7820-BR Setembro de 2014
O projeto
O Projeto Modernização da Linha 11 tem como objetivo atender a demanda reprimida, expandindo a oferta dos serviços com novos padrões de conforto, regularidade, confiabilidade e segurança, reduzindo-se os intervalos entre trens de 7 para 5 minutos.
A demanda projetada com os benefícios deste novo padrão de serviço qualificará as Linhas da CPTM para absorver o incremento de passageiros, de 387 para 560 mil por dia útil.
Os principais objetivos específicos são:
- O desenvolvimento de ações e estratégias para melhorar o desempenho do sistema metroferroviário, de forma a atender a demanda com maior conforto e rapidez no deslocamento da população aos centros urbanos para, trabalho, educação, saúde e lazer.
- A melhoria das condições de vida, com redução do tempo de viagem gasto pela população em deslocamentos;
- A redução da emissão de poluentes atmosféricos em decorrência do aumento da oferta de trens com a consequente diminuição da circulação de veículos automotores, gerando economia de combustível e desafogo no trânsito.
O investimento total previsto é de US$ 161,46 milhões, obtidos através de financiamento pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD (US$ 112,91milhões) e de recursos disponibilizados pelo Estado de São Paulo (US$ 48,55 milhões).
Esses recursos serão utilizados para a aquisição de novos trens, bem como para a realização de estudos e ações para o fortalecimento institucional dos órgãos públicos envolvidos e para o desenvolvimento das políticas de transporte urbano integrado na RMSP.
O Projeto tem prazo previsto de 48 meses, com início em Out/2010 e término em Out/2014.
Contratações
As principais contratações necessárias à implantação do Projeto já realizadas são:
- Fornecimento de 9 trens – ALSTOM DO BRASIL;
- Gerenciamento e Supervisão de Fabricação e Montagem dos 9 Trens – Consórcio INECO/ARCADIS Logos;
- Auditoria Financeira do Programa: Sá Leitão S.A.
Situação da Implantação
Fornecimento de 09 trens:
- O Projeto Básico está aprovado e o Projeto Executivo encontra-se em As Built;
- As entregas (TLI) dos trens 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 ocorreram em 16/10/2012, 07/12/2012, 26/12/2012, 21/01/2013, 20/02/2013, 14/03/2013, 27/03/2013, 17/04/2013 e 18/07/2013 respectivamente;
- Emitidos os CRPs do 4º, 5º, 3º, 7º, 2º, 8º e 9º trem em 21/11/2013, 26/02/2014, 04/04/2014, 30/04/2014, 29/05/2014, 16/06/2014 e 31/08/2014 respectivamente;
- Em andamento a inspeção do trem 6;
- Em andamento a retirada de pendências do TLI, do Trem 6. Responsável pela ação: ALSTOM;
- Entregue em 28/02/2013 os ATCs dos Trens 1, 2 e 3;
- Entregue em 25/03/2013 os ATCs dos Trens 4, 5 e 6;
- Entregue em 06/05/2013 os ATCs dos Trens 7, 8 e 9.
Gerenciamento do Programa e Supervisão de Fabricação dos Trens:
- Contrato assinado em 10/outubro/2011. OS emitida em 10/outubro/2011;
- O site de acompanhamento da fabricação dos trens está em operação;
- As atividades de supervisão se encerraram em 30/06/2014;
- Atualização da Planilha de Rastreabilidade de documentos;
- Apoio ao arquivo de documentação da CPTM em Presidente Altino;
- Controle de todas as obrigações contratuais assumidas no Contrato de Empréstimo.
Todos os fornecimentos previstos no Projeto deverão desenvolver-se até Jul/2013, estando prevista, a partir de então, a realização de atividades de monitoramento do desempenho dos serviços prestados aos usuários e do impacto no sistema de transportes públicos e no sistema viário da RMSP, até out/2014, quando se encerrará o Projeto.