Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 16/11/2023 10:03:14

 

CPTM abre inscrições para o Programa Aluno Aprendiz em 16/11

 Até 30/11, interessados poderão se candidatar a 132 vagas; veja as regras e benefícios aos aprovados

As inscrições para o Programa Aluno Aprendiz da CPTM para o primeiro semestre de 2024 serão abertas na próxima quinta-feira (16/11). Até 30/11 serão recebidas inscrições para 132 vagas para as áreas de maquinista (32 vagas), Técnico em Administração (36 vagas) e Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (64 vagas).

 

Os candidatos devem ter 18 anos completos na data do início do curso e idade máxima de 24 anos na data de conclusão, que tem duração máxima de 2 anos. Outro requisito fundamental é ter concluído o Ensino Médio.

 

As inscrições serão realizadas pelo site https://sp.senai.br/unidade/leopoldina/processo-seletivo---cptm-2024-2 e o processo seletivo será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar obtidos no Ensino Fundamental. Não será cobrada taxa de inscrição.

 

"O programa Aluno Aprendiz pode representar o início de uma jornada na ferrovia. Será possível entender como ela funciona e como a companhia pode fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. O conhecimento adquirido nestes cursos poderá levar esses alunos a um futuro de sucesso", afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

 

Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano uma bolsa de estudos que corresponde a um salário-mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário-mínimo e meio. Além disso, os aprendizes receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.

 

O curso de maquinista terá duração de 12 meses e a formação contará com Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM. O curso de técnico em Administração terá duração de 18 meses e a formação será na Escola SENAI Mariano Ferraz e áreas administrativas da companhia.

 

Já o curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários terá duração de 24 meses. A fase teórica realizada na Escola SENAI e o período de Prática Profissional em oficina e laboratórios da CPTM.

 

Os interessados deverão ter disponibilidade em horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags