O mockup de uma cabine de maquinista e parte do primeiro carro de um trem da frota da CPTM está exposto na Estação Brás a partir desta sexta-feira (18/10). A réplica foi aberta oficialmente à visitação pública após uma cerimônia de inauguração, realizada hoje pela manhã, com a presença do diretor de Operação e Manutenção, Luiz Eduardo Argenton, do chefe do Departamento de Manutenção Industrial, Locomotivas, Veículos Ferroviários e Auxiliares, Aguinaldo Milan, e do Supervisor Geral de Manutenção, Gustavo dos Santos Azevedo.
A proposta é oferecer às pessoas, especialmente às crianças, que passarem pela estação a oportunidade de conhecer detalhadamente o sistema do painel de uma cabine de trem, bem como transitar pelo salão de uma composição.
Apesar de dimensões e escala um pouco menores às de uma composição real, o mockup tem uma estrutura similar, resistente e robusta que chega entre 3,5 a 4 toneladas, 2,90 de altura, 2,84 de largura e 7,60 de comprimento. O interior da composição terá todas as características que compõem um modelo original da frota da companhia, com portas, bancos, balaústres (pega-mão), sinalização e comunicação visual.
Usando como base a série 2070 (que atualmente roda na Linha 12-Safira), a proposta da equipe técnica foi recriar uma versão mais próxima da frota atual com a cor vermelha e testa preta. O processo de criação e montagem durou pouco mais de um mês e envolveu quase 20 profissionais. "Foram utilizadas peças antigas, materiais fora de uso e mão de obra própria para recriar e reformar a composição já existente", explica Gustavo dos Santos Azevedo
O mockup é um projeto que busca aproximar as pessoas da CPTM, um projeto acessível que permite a visita de todos. "O acesso está de acordo com as normas de acessibilidade, a rampa de acesso auxilia para que todos os passageiros possam ver o mockup e esse é o nosso objetivo, aumentar a interatividade entre passageiro e CPTM, trazendo boas experiencias", conta Aguinaldo Milan.
Assim que a réplica foi inaugurada, diversos passageiros passaram pelo local e registraram o momento.
"O projeto é um pedido antigo dos passageiros que têm curiosidade para visitar uma cabine de trem e não é possível por causa da complexidade da nossa operação. Queremos que o espaço seja um ponto de visitação, onde as pessoas possam registrar bons momentos", afirma Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
638705969304268784 Ocorreu o seguinte erro: Value does not fall within the expected range. Microsoft.SharePoint.Library at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequestInternalClass.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.Library.SPRequest.GetMetadataForUrl(String bstrUrl, Int32 METADATAFLAGS, Guid& pgListId, Int32& plItemId, Int32& plType, Object& pvarFileOrFolder)
at Microsoft.SharePoint.SPWeb.GetListItem(String strUrl, Boolean bFields, String[] fields)
at CPTM.Portal.Commom.Noticias.GerenciamentoNoticias.GetNoticiasRelacionadas(SPWeb web, UInt32 rowLimit)
at CPTM.Portal.Web.WebParts.NoticiasRelacionadasWebPart.NoticiasRelacionadasWebPartUserControl.Page_Load(Object sender, EventArgs e)