Notícias

Voltar para Notícias Comunicação e Marketing | 08/11/2024 08:44:43

 

​CPTM participa de visita técnica na Trensurb, em Porto Alegre

 Representantes da companhia estiveram na última quarta-feira (06) na empresa de trens urbanos da capital gaúcha e receberam os agradecimentos da equipe local pelo apoio recebido da companhia paulista

Na última quarta-feira (06/11), representantes da CPTM estiveram em uma visita técnica na Trensurb – empresa de trens urbanos de Porto Alegre. O encontro teve um significado simbólico de agradecimento à CPTM pelo apoio recebido que resultou na retomada de parte da circulação da operadora gaúcha, após os rigorosos eventos climáticos ocorridos em abril. 

 

Estiveram presentes no encontro os diretores Luiz Eduardo Argenton (Operação e Manutenção), José Marcos Miziara Filho (Planejamento e Novos Negócios) e Marcelo Machado (Engenharia, Obras e Meio Ambiente), que visitaram a superintendência de desenvolvimento comercial, o centro de controle operacional, oficinas e a cabine de paralelismo e seccionamento de Anchieta da companhia gaúcha.

 

A equipe de profissionais contou com o acompanhamento do diretor de Operação, Ernani Fagundes, e de demais representantes da Trensurb, que visitaram também as estações Mercado e Farrapos. 

 

A troca de experiência e compartilhamento de conhecimento fazem parte da ação de apoio mútuo selado pelas empresas. Exemplo disso, ocorreu neste ano quando a CPTM vendeu equipamentos sobressalentes - disjuntores de 3kvcc e cubículos que contêm disjuntores para utilização em sistemas com classe de tensão de 3Kvcc, usados em subestações ou cabines seccionadoras – para realizar a reposição do material danificado pelas enchentes. 

 

De acordo com Ernani Fagundes, as operadoras ferroviárias integram o Grupo Permanente de Autoajuda do Setor Ferroviário (GPAA), onde há troca de experiências e ajudas pontuais com soluções técnicas e equipamentos. "A Trensurb, em 2019, atualizou o Centro de Controle Operacional e repassou os equipamentos sobressalentes à CPTM. E agora, em 2024, diante de toda essa inundação, a empresa recebeu a ajuda da CPTM para aquisição dos disjuntores", lembrou. 

 

Para Ernani, a parceria e a negociação a preço contábil só foram possíveis por serem duas empresas públicas. "No mercado, teríamos que esperar mais de sete meses para receber, já que são equipamentos suíços e não teríamos a retomada da operação em Farrapos em setembro. "

 

O diretor Luiz Eduardo Argenton considerou uma honra a manifestação de agradecimento e acolhimento da equipe da Trensurb durante o encontro. " Estamos honrados pela recepção que nos foi dada na sede da empresa e, principalmente, ficamos muito felizes por termos conseguido ajudar na recuperação dos sistemas que garantiram a operação até a estação Farrapos.  Durante a visita, foi possível ver o imenso trabalho de recuperação que já foi feito por toda a equipe da Trensurb e que ainda continuam fazendo, mostrando a força que tem o setor", afirma Argenton. 

 

Argenton reforça que a ajuda entre as operadoras é uma prática comum que garante troca de conhecimento e apoio nos momentos de crise. "Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nessa importante mobilização". 

 

Segundo o diretor de Engenharia, Obras e Meio Ambiente, Marcelo José Machado, a CPTM ficou muito satisfeita em estar ao lado da Trensurb em um momento tão importante e significativo, diante dos estragos da enchente. "A Trensurb e a CPTM têm um relacionamento muito antigo, com diálogos de áreas técnicas e executivas. Em uma destas conversas, falamos sobre a necessidade da Trensurb de disjuntores para utilização em sistemas com classe de tensão de 3kVcc. Com a venda destes equipamentos, ficamos muito felizes em contribuir para a movimentação ferroviária elétrica da Trensurb".

 

Durante o encontro, o diretor José Marcos Miziara Filho apresentou à diretoria da Trensurb a CPTM Serviços – que oferece a prestação de serviços e de consultoria ao mercado. "Com mais de 30 anos de atuação, a CPTM acumulou uma expertise técnica inigualável, traduzida em resultados concretos. Aproveitamos este momento para apresentar essa experiência e explorar novas oportunidades de negócios", destaca o diretor.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.


Tags